Antigo Testamento / Gênesis

Encontro de Jacó com Esaú.

Capítulo 33

1Erguendo os olhos, Jacó viu Esaú aproximar-se com quatrocentos homens. Repartiu então os filhos entre Lia e Raquel e as duas servas;   2pôs na frente as duas servas com seus filhos, em seguida Lia com os seus, e por último Raquel com José.  3Passou adiante de todos, prostrou-se sete vezes até o chão, até chegar perto do irmão.  4Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o; e ambos se puseram a chorar.  5Depois, levantando os olhos, Esaú viu as mulheres e as crianças, e perguntou: “Quem são esses contigo?”. Respondeu Jacó: “São os filhos que Deus concedeu a teu servo”.  6Então se aproximaram as servas com seus filhos e se prostraram.  7Depois chegou também Lia com seus filhos e se prostraram. Por último veio José com Raquel e se prostraram.  8Disse Esaú: “Que significa toda essa caravana que encontrei?”. Respondeu ele: “É para encontrar favor diante de meu senhor”.  9Respondeu Esaú: “Possuo muitos bens, meu irmão; guarda para ti o que é teu”.  10Disse Jacó: “Oh, não, por favor; se encontrei favor a teus olhos, aceita este presente de minha mão; porque vim à tua presença como se vem à presença de Deus, e tu me recebeste bem. 11Aceita, eu te peço, meu dom que te apresentei, já que Deus me favoreceu, e tenho de tudo”. E tanto insistiu que Esaú aceitou.  12Depois Esaú disse: “Vamos partir e caminhemos; eu irei à tua frente”.  13Mas Jacó disse-lhe: “Meu senhor sabe que as crianças ainda são fracas e tenho comigo ovelhas e vacas com crias; se os fizer caminhar depressa, ainda que um só dia, todo o rebanho morrerá.  14Passe meu senhor adiante de seu servo; eu seguirei devagar, ao passo dos animais que vão à frente e ao passo das crianças, até alcançar meu senhor em Seir”. 15Respondeu Esaú: “Permite-me que deixe contigo uma parte de meus homens”. Mas Jacó respondeu: “Para que isso? Basta-me ter encontrado favor aos olhos de meu senhor!”.  16No mesmo dia Esaú retomou o caminho de Seir.  17Jacó partiu para Sucot, onde construiu uma casa para si, e fez cabanas para seu rebanho; por isso chamou-se Sucot aquele lugar.

Jacó em Siquém.

18Voltando de Padã-Aram, Jacó chegou são e salvo à cidade de Siquém, na terra de Canaã, e acampou defronte da cidade.  19Comprou dos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem moedas de prata, a parte do terreno onde havia levantado suas tendas;  20ergueu ali um altar e o chamou “El, Deus de Israel”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital