Antigo Testamento / Gênesis

Outros filhos de Jacó.

Capítulo 30

1Vendo que não conseguia dar filhos a Jacó, Raquel teve inveja de sua irmã e disse a Jacó: “Dá-me filhos, senão morrerei”. 2Jacó se irritou contra Raquel e respondeu: “Por acaso estou eu no lugar de Deus, que te recusou a maternidade?”.  3Raquel respondeu: “Eis minha serva Bala; une-te a ela, para que dê à luz sobre meus joelhos e eu possa ter filhos por meio dela”.  4E deu-lhe por mulher sua serva Bala, à qual Jacó se uniu.  5Bala concebeu e deu à luz um filho a Jacó. 6E Raquel disse: “O Senhor me fez justiça e também ouviu minha voz, dando-me um filho”. Por isso o chamou Dã. 7Bala, serva de Raquel, concebeu de novo e deu à luz um segundo filho a Jacó. 8Raquel disse: “Lutei enormemente com minha irmã e venci”. Assim, pois, o chamou Neftali. 9Lia, vendo que tinha cessado de dar à luz, tomou sua serva Zelfa e a deu por mulher a Jacó. 10Zelfa, serva de Lia, deu à luz um filho a Jacó. 11Lia disse: “Boa sorte!” e lhe deu o nome de Gad. 12Zelfa, serva de Lia, deu à luz outro filho a Jacó. 13Lia disse: “Sou feliz, pois as mulheres me felicitarão!” e o chamou Aser. 14Certo dia, no tempo da ceifa do trigo, Rúben saiu pelo campo; encontrou umas mandrágoras e as levou a Lia, sua mãe. Raquel então disse a Lia: “Dá-me, por favor, das mandrágoras de teu filho”. 15Lia respondeu: “Não basta que me tenhas tomado o marido? Queres também tomar-me as mandrágoras de meu filho?” Disse-lhe Raquel: “Pois bem, que Jacó durma contigo esta noite em troca das mandrágoras de teu filho”. 16À tarde, quando Jacó voltava do campo, Lia saiu-lhe ao encontro e disse-lhe: “Vem comigo, porque te contratei pelo preço das mandrágoras de meu filho”. Ele dormiu com ela naquela noite. 17Deus ouviu Lia, a qual concebeu e deu à luz um quinto filho a Jacó.  18Lia disse: “Deus recompensou-me por ter dado minha serva a meu marido”. E lhe pôs o nome de Issacar. 19Lia concebeu novamente e deu a Jacó um sexto filho. 20Lia disse então: “Deus me fez um belo presente; agora meu marido me honrará, pois lhe dei seis filhos”. E deu ao filho o nome de Zabulon.  21Depois deu à luz uma filha, que ela chamou Dina.  22Então Deus se lembrou de Raquel, ouviu-a e tornou-a fecunda. 23Ela concebeu, deu à luz um filho e disse: “Deus me livrou da desonra”. 24E o chamou José, dizendo: “Que Javé me conceda outro filho”.

 

Contrato entre Jacó e Labão.

25Depois que Raquel deu à luz José, Jacó disse a Labão: “Deixa-me partir para meu lugar, minha terra.  26Dá-me minhas mulheres pelas quais te servi e meus filhos, e eu partirei; pois bem conheces o serviço que te prestei”.  27Labão disse: “Se encontrei favor junto de ti…! Fiquei sabendo por adivinhação que Javé me abençoou por tua causa”.  28E acrescentou: “Determina o salário que te devo dar”.  29Disse-lhe Jacó: “Tu sabes como te servi e como se desenvolveu teu rebanho em minhas mãos.  30Era pouco o que possuías antes de mim e tudo aumentou depois, porque Javé te abençoou com minha chegada. Quando é que poderei fazer alguma coisa para minha família?”. 31Replicou Labão: “Que devo dar-te?”. Respondeu Jacó: “Não tens de me dar nada; continuarei a apascentar e a guardar teu rebanho, se fizeres para mim isto:  32vou passar hoje pelo meio de todo o rebanho e separar todo animal escuro entre os cordeiros e todo animal malhado ou salpicado entre as cabras; isto será meu salário. 33Minha honestidade dará testemunho de mim diante de ti futuramente, quando chegar o dia de me pagares: todo animal em meu poder, que não for malhado ou salpicado entre as cabras e escuro entre os cordeiros, será tido como roubado”. 34Labão disse: “Está bem; seja como disseste”.  35Naquele mesmo dia Labão separou os bodes listrados e malhados, e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos os que tinham algo de branco, e todos os de cor escura entre os cordeiros, e os entregou a seus filhos.  36E pôs uma distância de três dias entre eles e Jacó, o qual apascentava o resto do rebanho de Labão.  37Jacó tomou então varas verdes de álamo, amendoeira e plátano, e removeu-lhes tiras da casca, deixando a descoberto a brancura das varas.  38Colocou as varas assim descascadas nos tanques e bebedouros, onde os animais vinham beber; e os animais se acasalavam quando vinham beber.  39Assim, as fêmeas que eram cobertas à vista das varas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.  40Jacó separou os cordeiros e virou o rebanho em direção aos animais listrados e a todos os que eram escuros no rebanho de Labão; assim formou um rebanho separado, que não se misturava com o de Labão.  41E toda vez que se acasalavam as ovelhas fortes, Jacó punha as varas à vista dos rebanhos, nos bebedouros, para que se acasalassem à vista das varas;  42mas diante das fracas não as punha, e assim as crias fracas ficavam para Labão e as fortes para Jacó.  43Com isso Jacó se tornou extremamente rico e chegou a possuir numerosos rebanhos, servos e servas, camelos e jumentos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital