Antigo Testamento / Gênesis

A Tentação e o pecado.

Capítulo 3

1A serpente era o mais astuto de todos os animais do campo feitos por Javé Deus. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus disse: ‘Não deveis comer de nenhuma árvore do jardim’?”.2Respondeu a mulher à serpente: “Dos frutos das árvores do jardim podemos comer, 3mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Dele não deveis comer e não deveis tocá-lo, senão morrereis’”. 4Mas a serpente disse à mulher: “Não morrereis de modo algum! 5Antes, Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6Então a mulher viu que o fruto da árvore era bom para comer, atraente para os olhos e desejável para adquirir conhecimento; apanhou o fruto e o comeu; depois deu dele também ao marido, que estava com ela, e ele comeu.7Então os olhos de ambos se abriram e, percebendo que estavam nus, juntaram folhas de figueira e fizeram tangas para si. 8Ouvindo o rumor de Javé Deus que passeava no jardim à brisa do dia, o homem e sua mulher se esconderam de Javé Deus no meio das árvores do jardim. 9Mas Javé Deus chamou o homem e lhe disse: “Onde estás?” 10Respondeu: “Ouvi vosso rumor no jardim e tive medo, porque estou nu, e me escondi”. 11Deus lhe perguntou: “Quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore da qual te ordenei que não comesses?” 12O homem respondeu: “A mulher que me destes por companheira me deu da árvore, e eu comi”. 13Javé disse à mulher: “Que fizeste?”. Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.

Castigo e promessa.

14Então Javé Deus disse à serpente:
“Porque fizeste isto,
maldita sejas entre todos os animais do campo
e entre todos os animais selvagens;
sobre teu ventre caminharás
e pó da terra comerás!
todos os dias de tua vida.
15Porei inimizade entre ti e a mulher,
entre tua descendência e a descendência dela:
esta te ferirá a cabeça
e tu lhe ferirás o calcanhar”.
16E à mulher ele disse:
“Multiplicarei
os sofrimentos de teu parto;
entre dores darás à luz os filhos.
Para teu marido será teu desejo,
mas ele te dominará”.
17E ao homem ele disse:
“Porque ouviste a voz de tua mulher
e comeste da árvore, da qual eu te ordenei:
‘Não deves comer dela’,
maldito seja o solo por tua causa!
Com sofrimento tirarás dele o sustento
todos os dias de tua vida.
18Espinhos e cardos produzirá para ti
e comerás a relva dos campos.
19Com o suor de teu rosto comerás o pão,
até que voltes à terra,
porque dela foste tirado:
tu és pó e ao pó voltarás!”.
20O homem deu à sua mulher o nome de Eva, porque ela seria a mãe de todos os viventes.21Javé Deus fez para o homem e para a mulher roupas de peles e os vestiu. 22Então disse Javé Deus: “O homem tornou-se como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, não aconteça que ele estenda a mão e apanhe também da árvore da vida e dela coma e viva para sempre!”. 23Javé Deus o expulsou do jardim de Éden, para que trabalhasse a terra da qual tinha sido tirado. 24Expulsou o homem e pôs a oriente do jardim de Éden os querubins com a espada flamejante a cintilar, para guardar o caminho da árvore da vida.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital