Antigo Testamento / Gênesis

Jacó na casa de Labão.

Capítulo 29

1Jacó prosseguiu sua viagem e dirigiu-se à terra dos orientais.  2Olhando, viu no campo um poço junto do qual repousavam três rebanhos de ovelhas. Dele se costumava dar de beber aos rebanhos; mas era grande a pedra que cobria a boca do poço.  3Somente a removiam depois de estarem reunidos todos os rebanhos. Davam de beber aos rebanhos e recolocavam a pedra sobre a boca do poço.  4Jacó perguntou aos pastores: “Irmãos, de onde sois?” Responderam: “Somos de Harã”.  5Disse-lhes Jacó: “Conheceis Labão, filho de Nacor?”. Responderam: “Conhecemos”. 6Disse-lhes então: “Ele está bem?”. E eles replicaram: “Sim, está bem; olha, aí vem Raquel, sua filha, com as ovelhas”. 7Então lhes disse: “Ainda é pleno dia; não chegou a hora de recolher os animais; dai de beber às ovelhas e continuai a apascentá-las”.  8Responderam eles: “Não o podemos fazer, enquanto não se reunirem todos os rebanhos; só então removerão a pedra da boca do poço e daremos de beber às ovelhas”.  9Ainda estava falando com eles, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois era pastora.  10Logo que Jacó viu Raquel, filha de Labão, seu tio, com as ovelhas de Labão, seu tio, aproximou-se, tirou a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, seu tio.  11Depois beijou Raquel e chorou em alta voz. 12Contou a Raquel que era parente de seu pai, sendo filho de Rebeca. Ela foi correndo anunciar isto a seu pai. 13Logo que Labão ouviu a notícia referente a Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, abraçou-o, beijou-o e o levou para casa. Jacó contou a Labão tudo que tinha acontecido. 14Labão disse-lhe: “Na verdade tu és meu osso e minha carne”. E Jacó permaneceu com ele um mês inteiro.

 

Casamento de Jacó com Lia e Raquel.

15Depois Labão disse a Jacó: “Por seres meu irmão, hás de me servir de graça? Dize-me qual deve ser teu salário”.  16Ora, Labão tinha duas filhas: a mais velha chamava-se Lia e a mais nova, Raquel. 17Lia tinha um olhar meigo, mas Raquel tinha um belo porte e um rosto bonito. 18Jacó amava Raquel, por isso disse: “Eu te servirei sete anos por Raquel, tua filha mais nova”. 19Labão respondeu: “Melhor dá-la a ti que a outro homem; fica comigo”.  20Assim, Jacó serviu por Raquel sete anos, que lhe pareceram poucos dias, tão grande era o amor que lhe tinha. 21Depois Jacó disse a Labão: “Completou-se meu tempo; dá-me minha mulher para que eu viva com ela”.  22Labão convidou toda a gente do lugar e deu um banquete.  23Mas à noite tomou sua filha Lia e a levou a Jacó, que se uniu a ela.  24Labão deu por serva à sua filha Lia sua própria serva Zelfa.  25De manhã Jacó percebeu que tinha ficado com Lia e disse a Labão: “Que fizeste comigo? Não foi por Raquel que te servi? Por que me enganaste?”.  26Labão respondeu: “Em nossa terra não se costuma casar a mais nova antes da mais velha.  27Acaba a semana com esta, e depois te darei também a outra pelo serviço que me prestarás durante outros sete anos”.  28E assim fez Jacó. Terminada a semana, Labão deu-lhe por mulher sua filha Raquel;  29e a esta, deu por serva a sua própria serva Bala.  30Jacó uniu-se também a Raquel, e amou mais Raquel do que Lia. Serviu a Labão durante mais sete anos.

Primeiros filhos de Jacó.

31Javé, porém, vendo que Lia não era amada, tornou-a fecunda, enquanto que Raquel permanecia estéril.  32Lia concebeu e deu à luz um filho, ao qual chamou Rúben, pois disse: “Javé viu minha aflição; agora meu marido me amará”. 33Concebeu novamente, deu à luz outro filho e disse: “Javé viu que eu não era amada e me deu mais este”. E deu-lhe o nome de Simeão. 34Concebeu outra vez, deu à luz mais um filho e disse: “Agora sim; desta vez meu marido se afeiçoará a mim, porque lhe dei à luz três filhos”. Por isso lhe pôs o nome de Levi. 35Concebeu ainda, deu à luz um filho e disse: “Desta vez louvarei Javé”; e chamou-o Judá. E cessou de dar à luz.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital