Antigo Testamento / Gênesis

Bênção de Isaac a Jacó.

Capítulo 27

1Isaac envelhecera e seus olhos se enfraqueceram a ponto de não poder mais enxergar. Chamou Esaú, seu filho primogênito, e lhe disse: “Meu filho!” Respondeu-lhe ele: “Eis-me aqui!”  2Disse-lhe Isaac: “Como vês, já estou velho, e não sei quando será o dia de minha morte. 3Agora, pois, pega tuas armas, tua aljava e teu arco, e vai ao campo, e apanha para mim alguma caça. 4Prepara-me com ela um prato saboroso, como eu gosto, e traze-o para que eu coma e te dê a bênção antes que morra”. 5Rebeca ouviu o que Isaac disse a seu filho Esaú e, logo que este saiu para o campo à procura de caça para o pai, 6ela disse a seu filho Jacó: “Ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, e dizer-lhe:  7‘Traze-me uma caça e prepara-me com ela um prato saboroso para que eu coma e te abençoe diante de Javé, antes de morrer’. 8Agora, meu filho, obedece-me e faze o que te mando.  9Vai ao rebanho e traze-me dois belos cabritos. Com eles farei para teu pai um prato saboroso a seu gosto, 10e tu lhe levarás, para que coma dele, e te abençoe antes de morrer”. 11Jacó respondeu a Rebeca, sua mãe: “Mas Esaú, meu irmão, é peludo e eu tenho a pele lisa.  12Se meu pai me tocar, vai me considerar um impostor, e atrairei sobre mim a maldição em vez da bênção”. 13Disse-lhe sua mãe: “Caia sobre mim esta maldição, meu filho! Obedece-me, vai e traze-me o que te pedi”.  14Jacó foi, pegou os cabritos e trouxe-os a sua mãe, que preparou um prato saboroso ao gosto do pai dele. 15Rebeca escolheu as melhores vestes que o filho mais velho, Esaú, tinha consigo em casa, e com elas vestiu seu filho mais novo, Jacó.  16Com as peles dos cabritos cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço. 17A seguir, pôs nas mãos de Jacó, seu filho, o prato e o pão que havia preparado. 18Jacó foi para junto de seu pai e disse-lhe: “Meu pai!” Respondeu ele: “Eis-me aqui! Quem és tu, meu filho?” 19Jacó disse a seu pai: “Eu sou Esaú, teu primogênito. Fiz o que me pediste. Levanta-te, senta-te e come de minha caça, para me abençoares.  20Isaac perguntou ao filho: “Como conseguiste achar a caça tão depressa, meu filho?” Respondeu ele: “Porque Javé, teu Deus, a mandou a meu encontro”. 21Isaac disse a Jacó: “Aproxima-te, então, para que eu te apalpe e saiba se és ou não meu filho Esaú”.  22Jacó aproximou-se de Isaac, seu pai, o qual o apalpou e disse: “A voz é a de Jacó, mas as mãos são as de Esaú!”. 23E não o reconheceu, porque suas mãos estavam peludas como as de Esaú, seu irmão. E o abençoou.  24Perguntou-lhe ainda: “Tu és Esaú, meu filho?” Respondeu ele: “Sim”.  25Disse-lhe pois: “Serve-me de tua caça, para que eu coma e te abençoe, meu filho”. Jacó serviu-lhe, Isaac comeu; e trouxe-lhe também vinho e ele bebeu.  26Então disse-lhe Isaac, seu pai: “Aproxima-te e beija-me, meu filho”.  27Jacó se aproximou e o beijou. Quando sentiu o cheiro de suas roupas, o abençoou, dizendo:
“O odor de meu filho
é como o odor de um campo
abençoado por Javé.
28Que Deus te dê o orvalho do céu,
a fertilidade da terra
e a abundância de trigo e de vinho.
29Sirvam-te os povos
e diante de ti se inclinem as nações;
sê o senhor de teus irmãos,
e curvem-se diante de ti os filhos de tua mãe.
Maldito seja quem te amaldiçoar
e bendito quem te abençoar!”
30Apenas Isaac tinha terminado de abençoar Jacó, e este saíra de junto de Isaac, seu pai, chegou Esaú, seu irmão, que voltava da caçada.  31Também ele fez um prato saboroso e o levou a seu pai, dizendo: “Que meu pai se levante e coma da caça de seu filho, para que me abençoe”.  32Isaac, seu pai, lhe perguntou: “Quem és tu?” Ele respondeu: “Eu sou teu filho, teu primogênito, Esaú”. 33Então Isaac estremeceu, tomado de uma violenta comoção, e exclamou: “Quem é, então, aquele que me trouxe a caça que apanhou? Eu comi de tudo antes que viesses e o abençoei, e ficará abençoado”. 34Ao ouvir as palavras do pai, Esaú pôs-se a gritar e a chorar amargamente. Depois disse a seu pai: “Abençoa-me também a mim, meu pai”. 35Respondeu Isaac: “Teu irmão veio com astúcia e levou tua bênção”. 36Disse-lhe Esaú: “Com razão foi chamado Jacó, pois já duas vezes me suplantou! Tirou-me a primogenitura e agora apoderou-se também de minha bênção”. E ajuntou: “Não reservaste nenhuma bênção para mim?”.  37Respondeu Isaac a Esaú: “Eu o constituí teu senhor e dei-lhe todos os seus irmãos por servos, e de trigo e de vinho o provi; que posso ainda fazer por ti, meu filho?”.  38E disse Esaú a seu pai: “Então só tens uma bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai!”. E chorou em alta voz.  39Então Isaac, seu pai, disse a Esaú:
“Longe das terras férteis será tua morada
e longe do orvalho que cai do céu.
40Viverás de tua espada,
e servirás a teu irmão.
Mas quando te revoltares,
sacudirás o jugo de teu pescoço”.
41Esaú passou a odiar Jacó, por causa da bênção que lhe dera seu pai; e disse consigo mesmo: “Não estão longe os dias do luto por meu pai; então, matarei meu irmão Jacó”. 42Rebeca ficou sabendo desses propósitos de seu filho primogênito, Esaú; por isso, mandou chamar Jacó, seu filho mais novo, e disse-lhe: “Teu irmão Esaú quer vingar-se de ti, matando-te.  43Atende-me, portanto, meu filho: parte, foge para junto de Labão, meu irmão, em Harã,  44e fica com ele algum tempo, até que se acalme a ira de teu irmão. 45Quando tiver passado a ira de teu irmão e ele tiver esquecido o que lhe fizeste, mandarei buscar-te e trazer-te de lá. Por que eu haveria de perder-vos a ambos num só dia?”.
Jacó vai para a Mesopotâmia.46Rebeca disse a Isaac: “Estou aborrecida da vida por causa das mulheres heteias. Se Jacó se casar com uma das heteias, como estas, uma das moças desta terra, para que me serve a vida?”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital