Antigo Testamento / Gênesis

Isaac na Filisteia.

Capítulo 26

1Houve naquela região uma fome, além da primeira, que ocorreu nos tempos de Abraão. Isaac retirou-se para junto de Abimelec, rei dos filisteus, em Gerara. 2Ali apareceu-lhe Javé, que lhe disse: “Não desças ao Egito, mas continua a habitar nesta terra, no lugar que te indicarei. 3Fica como forasteiro nesta terra, que eu estarei contigo e te abençoarei; porque darei todas estas terras a ti e a tua descendência, cumprindo o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4Multiplicarei tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras, e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra,  5porque Abraão obedeceu a minha voz, observou meus mandamentos, meus preceitos, minhas ordens e minhas leis”.  6Isaac ficou, pois, em Gerara.  7Quando os homens do lugar lhe perguntavam sobre sua mulher, ele respondia: “É minha irmã”, pois temia dizer que era sua esposa, pensando que os homens do lugar poderiam matá-lo por causa de Rebeca, que era muito bela.  8Ora, aconteceu que, prolongando-se sua permanência ali, Abimelec, rei dos filisteus, olhou da janela e viu Isaac acariciando Rebeca, sua mulher.  9Então Abimelec chamou Isaac e disse-lhe: “É evidente que ela é tua mulher. Por que dizias que é tua irmã?” Ao que Isaac respondeu: “Eu pensava que seria morto por causa dela”.  10Abimelec replicou: “Por que nos fizeste isso? Faltou pouco para que alguém do povo dormisse com tua mulher, e assim tu terias atraído sobre nós uma culpa”.  11E Abimelec deu a todo o povo esta ordem: “Aquele que tocar este homem, ou sua mulher, será condenado à morte”. 12Isaac semeou naquela terra, e naquele ano colheu o cêntuplo, tanto o abençoou Javé. 13Ele prosperou e foi-se engrandecendo sempre mais, até tornar-se extremamente rico. 14Possuía rebanhos de ovelhas, manadas de bois e muitos servos, de modo que os filisteus ficaram com inveja dele. 15Por isso, todos os poços abertos pelos servos de seu pai, quando Abraão era vivo, os filisteus os entupiram, enchendo-os de terra. 16Abimelec disse a Isaac: “Vai-te embora daqui, porque te tornaste muito mais poderoso do que nós”. 17Isaac partiu e armou suas tendas no vale de Gerara, e habitou aí. 18Reabriu os poços cavados nos tempos de Abraão, seu pai, e depois entupidos pelos filisteus, após a morte de Abraão, e deu-lhes os mesmos nomes impostos por seu pai.  19Os servos de Isaac cavaram no vale e encontraram um poço de água viva.  20Mas os pastores de Gerara começaram a disputar com os de Isaac, dizendo: “Esta água é nossa”. Ele chamou àquele poço “Contenda”, porque haviam discutido por causa dele. 21Cavaram seus servos outro poço, que também causou discussão. Ele o chamou “Hostilidade”. 22Partindo dali, cavou mais um poço, pelo qual não lhe fizeram oposição; então ele o chamou “Largueza” e disse: “Agora Javé deu-nos o campo livre e podemos prosperar nesta terra”. 23De lá subiu a Bersabeia. 24Javé apareceu-lhe naquela noite e disse:
“Eu sou o Deus de Abraão, teu pai;
nada temas, porque estou contigo.
Eu te abençoarei e multiplicarei tua descendência
em consideração a meu servo Abraão”.
25Isaac ergueu um altar nesse lugar e invocou o nome de Javé; estabeleceu ali suas tendas, e seus servos cavaram ali um poço.
Aliança com Abimelec.26Abimelec, rei de Gerara, veio visitá-lo, juntamente com Ocozat, seu amigo, e Ficol, chefe de seu exército. Isaac disse-lhes:  27“Por que me procurais, vós que me odiais e me expulsastes de vosso meio?”. 28Responderam eles: “Porque vimos claramente que Javé está contigo e achamos que se deva fazer um juramento entre nós e ti. Queremos fazer aliança contigo. 29Jura que não nos farás nenhum mal, como nós não te maltratamos e não te fizemos senão o bem, e te despedimos em paz. Agora és abençoado por Javé”. 30Isaac preparou-lhes um banquete e eles comeram e beberam. 31Na manhã seguinte, levantando-se bem cedo, fizeram um juramento mútuo. Isaac os despediu e eles partiram em paz. 32Naquele mesmo dia vieram os servos de Isaac informá-lo a respeito do poço que estavam cavando, e lhe disseram: “Encontramos água”. 33Isaac deu ao poço o nome de “Juramento”. Por isso ainda hoje a cidade se chama Bersabeia. 34Ora, Esaú, na idade de quarenta anos, tomou por mulheres Judite, filha de Beeri, o heteu, e Basemat, filha de Elon, o heteu; 35e elas foram motivo de aborrecimentos para Isaac e Rebeca.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital