Antigo Testamento / Gênesis

Sacrifício de Isaac.

Capítulo 22

1Depois disso, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão, Abraão!” Respondeu ele: “Eis-me aqui!”.  2E Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho que tanto amas, Isaac, e vai à terra de Moriá e oferece-o em holocausto sobre um monte que te indicarei”. 3Abraão levantou-se de manhã cedo, selou o jumento, tomou consigo dois servos e seu filho Isaac. Rachou lenha para o holocausto e pôs-se a caminho para o lugar que Deus lhe havia indicado. 4No terceiro dia, erguendo os olhos, Abraão viu de longe o lugar. 5Então Abraão disse a seus servos: “Ficai aqui com o jumento; eu e o menino iremos até lá, adoraremos e depois voltaremos a vós”. 6Abraão tomou a lenha para o holocausto e colocou-a sobre seu filho Isaac; tomou nas mãos o fogo e a faca, e continuaram os dois juntos a caminhada. 7Isaac dirigiu-se a seu pai Abraão, dizendo-lhe: “Meu pai!” Respondeu ele: “Sim, meu filho”. O menino replicou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” 8Abraão respondeu: “Deus mesmo providenciará o cordeiro para o holocausto, meu filho!”
Continuaram os dois a caminhar juntos. 9Assim que chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar, colocou nele a lenha, amarrou seu filho Isaac e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10Depois Abraão estendeu a mão e tomou a faca para imolar seu filho. 11Mas o anjo de Javé o chamou do céu e lhe disse: “Abraão, Abraão!” Respondeu ele: “Eis-me aqui!”. 12O anjo disse: “Não estendas a mão contra o menino e não lhe faças mal algum! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho, teu único filho”. 13Então Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Abraão pegou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. 14Abraão chamou aquele lugar: “Javé providenciará”, por isso se diz até hoje: “Sobre o monte Javé providenciará”. 15O anjo de Javé chamou do céu Abraão pela segunda vez 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo – oráculo de Javé –: porque fizeste isto e não me recusaste teu filho, teu único filho,  17eu te abençoarei com toda bênção e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como a areia na praia do mar. Tua descendência conquistará as cidades dos inimigos. 18Serão benditas por tua descendência todas as nações da terra, porque obedeceste a minha voz”. 19Abraão voltou a seus servos e juntos se puseram a caminho para Bersabeia, onde Abraão passou a morar.

A família de Rebeca.


20
Depois disso, foi levada a Abraão esta notícia: “Melca também deu à luz filhos a Nacor, teu irmão”: 21Hus, o primogênito, e seus irmãos Buz e Camuel, pai de Aram, 22Cased, Azau, Feldas, Jedlaf e Batuel; 23Batuel gerou Rebeca. Esses oito filhos Melca deu à luz a Nacor, irmão de Abraão. 24Também sua concubina, chamada Roma, teve filhos: Tabé, Gaam, Taás e Maaca.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital