Antigo Testamento / Gênesis

Deus santifica o sábado.

Capítulo 2

1Assim foram terminados o céu e a terra com todos os seus elementos. 2No sétimo dia, Deus concluiu a obra que havia feito; e descansou de todo o seu trabalho no sétimo dia.3Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nele descansou de todo o trabalho que havia feito na criação. 4Estas são as origens do céu e da terra, quando foram criados.

Segundo relato da criação. Quando Javé Deus fez a terra e o céu, 5não havia sobre a terra nenhum arbusto do campo, e nenhuma planta do campo tinha brotado; porque Javé Deus não tinha feito chover sobre a terra e não havia homem para cultivar o solo. 6Mas um vapor subia da terra e regava toda a superfície do solo. 7Então Javé Deus formou o homem com o pó da terra e soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem tornou-se um ser vivente.8Depois Javé Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e nele colocou o homem que havia formado. 9Javé Deus fez germinar do solo toda espécie de árvore de aspecto atraente e de fruto saboroso, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10Um rio saía de Éden para regar o jardim; e dali se dividia em quatro braços.11O nome do primeiro é Fison: é o que rodeia todo o país de Hévila, onde há ouro; 12e o ouro daquela terra é fino; lá há também bdélio e a pedra de ônix. 13O segundo se chama Geon: este é o que rodeia todo o país da Etiópia. 14O terceiro se chama Tigre: ele corre a leste de Assur. O quarto rio é o Eufrates. 15Javé Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e o guardar. 16Javé Deus deu esta ordem ao homem: “Poderás comer de todas as árvores do jardim, 17mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque no dia em que dela comeres certamente morrerás”.18Criação da mulher. Javé Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só: quero fazer-lhe um auxílio que lhe corresponda”. 19Então Javé Deus formou da terra toda espécie de animais do campo e todas as aves do céu e os conduziu ao homem, para ver como os chamaria: cada ser vivo ficaria com o nome que o homem lhe desse. 20Assim o homem deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas o homem não encontrou um auxílio que lhe correspondesse. 21Então Javé Deus fez descer sobre o homem um sono profundo, e ele adormeceu; tirou-lhe uma das costelas e fechou a carne em seu lugar. 22Com a costela que havia tirado do homem, Javé Deus formou a mulher e a conduziu ao homem. 23Então o homem disse:
“Desta vez
esta é carne de minha carne
e osso de meus ossos.
Será chamada mulher
porque do homem foi tirada”.
24Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe para se unir a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 25Os dois, o homem e a mulher, estavam nus, mas não sentiam vergonha.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital