Antigo Testamento / Gênesis

Retorno de Abrão à Palestina.

Capítulo 13

1Do Egito, Abrão voltou ao Negueb com sua mulher e todos os seus bens; Ló estava com ele.2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 3Depois, de acampamento em acampamento, ele se dirigiu do Negueb até Betel, até o lugar onde tinha acampado antes, entre Betel e Hai, 4e onde antes tinha construído um altar: ali Abrão invocou o nome de Javé. 5Mas também Ló, que ia com Abrão, tinha ovelhas, bois e tendas. 6A terra não era suficiente para que morassem juntos, pois suas posses eram muitas, e não podiam morar num mesmo lugar. 7Surgiu uma contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus moravam no país. 8Abrão disse a Ló: “Não haja discórdia entre mim e ti, entre meus pastores e os teus, porque somos irmãos.9Eis aí toda a terra diante de ti. Separa-te de mim. Se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda”.

Abrão se separa de Ló.

10Então Ló ergueu os olhos e viu todo o vale do Jordão, que era todo irrigado; isso foi antes que Javé destruísse Sodoma e Gomorra. Era como o jardim de Javé, como a terra do Egito, até Segor. 11Ló escolheu para si todo o vale do Jordão e dirigiu-se para o oriente. Assim os dois se separaram um do outro. 12Abrão permaneceu na terra de Canaã e Ló se estabeleceu nas cidades do vale e armou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos e pecavam gravemente contra Javé. 14Javé disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: “Ergue os olhos e do lugar onde estás lança o olhar para o norte e o sul, para o oriente e o ocidente. 15Toda essa terra que vês eu a darei a ti e a tua descendência para sempre. 16Multiplicarei tua descendência como o pó da terra: se alguém puder contar os grãos de poeira do chão, poderá contar também teus descendentes. 17Levanta-te e percorre a terra em todas as direções, porque a darei a ti”. 18Abrão desarmou suas tendas e foi morar junto ao carvalho de Mambré, que está em Hebron, e lá construiu um altar a Javé.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital