Antigo Testamento / Gênesis

Vocação de Abrão.

Capítulo 12

1Javé disse a Abrão:
“Sai de tua terra,
de tua família
e da casa de teu pai,
e vai para a terra que te mostrarei.
2Farei de ti uma grande nação
e te abençoarei;
engrandecerei teu nome
e tu serás uma bênção.
3Abençoarei os que te abençoarem
e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem.
Em ti serão abençoadas
todas as famílias da terra”.
4Abrão partiu, como Javé lhe disse, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando deixou Harã. 5Abrão tomou consigo sua mulher Sarai e Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam acumulado, além dos escravos que haviam adquirido em Harã, e partiram para a terra de Canaã. Ali chegando, 6Abrão atravessou o país até o santuário de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus moravam nessa terra. 7Javé apareceu a Abrão e lhe disse: “Darei esta terra a tua descendência”. Abrão construiu ali um altar a Javé que lhe tinha aparecido. 8De lá foi para a montanha que está ao oriente de Betel e ali armou sua tenda, entre Betel a ocidente e Hai a oriente. Ali ergueu um altar a Javé e invocou o nome de Javé. 9Depois, de etapa em etapa, Abrão foi para o Negueb.
Abrão no Egito.10Sobreveio uma fome ao país e Abrão desceu ao Egito para aí ficar, porque a fome assolava o país. 11Quando estava para entrar no Egito, disse a sua mulher Sarai: “Eu sei que és uma mulher muito bela. 12Quando os egípcios te virem, pensarão: ‘Esta é a mulher dele’, e me matarão, conservando-te viva. 13Dize, por favor, que és minha irmã, para que me tratem bem por tua causa e me conservem a vida em atenção a ti”. 14Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que sua mulher era muito bela. 15Ao vê-la, os oficiais do faraó a elogiaram diante dele; e a mulher foi conduzida à casa do faraó. 16Este, em atenção a ela, tratou bem Abrão, dando-lhe ovelhas, bois, jumentos, escravos e servas, mulas e camelos.17Mas Javé feriu o faraó e sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.18Então o faraó convocou Abrão e lhe disse: “Que me fizeste? Por que não me declaraste que era tua mulher? 19Por que disseste: ‘É minha irmã’, levando-me a tomá-la por esposa? E agora, eis tua mulher: toma-a e parte!”. 20O faraó o confiou a alguns homens que o acompanharam até a fronteira junto com a mulher e todas as suas posses.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital