Novo Testamento / Gálatas

Saudação.

Capítulo 1

1Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por meio de um homem, mas por meio de Jesus Cristo e de Deus Pai que o ressuscitou dos mortos, 2e todos os irmãos que estão comigo, às Igrejas da Galácia. 3Graça a vós e paz, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, 4que se entregou por nossos pecados, a fim de nos livrar do presente mundo mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, 5a quem seja dada glória nos séculos dos séculos! Amém.

Só existe um Evangelho.

6Estou admirado por terdes abandonado tão depressa Aquele que vos chamou pela graça de Cristo e terdes passado a outro Evangelho. 7Não que haja outro Evangelho, mas há pessoas que vos perturbam e querem subverter o Evangelho de Cristo. 8Mas se alguém – nós mesmos ou um anjo do céu – vos anunciar um evangelho diferente daquele que vos anunciamos, seja anátema! 9Como já dissemos, agora volto a repetir: se alguém lhes anunciar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja anátema! 10Pois é talvez o favor dos homens que busco ou, antes, o de Deus? Por acaso procuro agradar aos homens? Se ainda agradasse aos homens, eu não seria servo de Cristo.

A vocação de Paulo.

11Meus irmãos, eu vos declaro que o Evangelho que anunciei não segue o modelo humano, 12pois eu o recebi e aprendi não de algum homem, mas por revelação de Jesus Cristo. 13Certamente ouvistes falar de minha antiga conduta no judaísmo, como eu perseguia ao máximo a Igreja de Deus e a devastava, 14superando no judaísmo a maior parte dos compatriotas de minha idade, e me distinguia no zelo pelas tradições de meus pais.
15Quando, porém, aquele que me separou desde o seio materno e me chamou por sua graça 16dignou-se revelar em mim seu Filho, para que eu o proclamasse entre os pagãos, não consultei a ninguém, 17nem subi a Jerusalém para me encontrar com os que eram apóstolos antes de mim, mas fui imediatamente para a Arábia e voltei de novo a Damasco. 18Em seguida, após três anos, subi a Jerusalém para visitar Cefas e fiquei com ele quinze dias. 19Não vi nenhum outro apóstolo, mas somente Tiago, o irmão do Senhor; 20e quando vos escrevo isto, dou testemunho diante de Deus de que não estou mentindo. 21A seguir, fui às regiões da Síria e da Cilícia. 22Mas pessoalmente eu não era conhecido das igrejas da Judeia que estão em Cristo; 23lá só se ouvia dizer que o perseguidor de outrora estava agora anunciando a fé que antes queria destruir:
24 e davam glória a Deus por minha causa.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital