Antigo Testamento / Ezequiel

Novas disposições para o culto.

Capítulo 44

1Conduziu-me depois à porta externa do santuário, do lado oriental; ela estava fechada. 2Disse-me: “Esta porta ficará fechada; não será aberta, ninguém passará por ela, porque por ela entrou Javé, Deus de Israel. Por isso ficará fechada. 3Mas o príncipe, porque é príncipe, sentará nela para alimentar-se diante de Javé; entrará pelo vestíbulo da porta e por ali sairá”. 4Depois conduziu-me pela porta norte, diante do templo. Olhei e vi que a glória de Javé enchia o templo de Javé. Caí com a face em terra 5e Javé me disse: “Filho do homem, fica atento, observa bem e escuta tudo o que te direi sobre as prescrições referentes ao templo de Javé e sobre todas as suas leis; presta atenção na entrada do templo e em todas as saídas do santuário. 6Dirás àqueles rebeldes, à casa de Israel: Assim fala o Senhor Javé: Demasiadas foram vossas abominações, ó israelitas! 7Introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para que estivessem em meu santuário e profanassem meu templo, enquanto me oferecíeis minha comida, a gordura e o sangue, quebrando assim minha aliança com todas as vossas abominações. 8Não cuidastes de minhas coisas santas, mas confiastes a eles, em vosso lugar, a guarda de meu santuário. 9Assim diz o Senhor Javé: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração e incircunciso de carne, entrará em meu santuário; nenhum dos estrangeiros que estão no meio dos israelitas”.

Os levitas.

10“Também os levitas, que se afastaram de mim quando Israel se desviou e seguiram seus ídolos, carregarão o peso de sua iniquidade; 11servirão em meu santuário como guardas das portas do templo e como servos do templo; degolarão os animais dos holocaustos e do sacrifício pelo povo e estarão diante dele prontos para seu serviço. 12Porque o serviram diante de seus ídolos e fizeram a casa de Israel cair em pecado, por isso levanto a mão contra eles – oráculo do Senhor Javé – e eles carregarão o peso de sua iniquidade. 13Não se aproximarão mais de mim para servir-me como sacerdotes e tocar todas as minhas coisas santas e santíssimas, mas carregarão sua vergonha e o peso das abominações que praticaram. 14Contudo, eu os encarrego da guarda do templo, de todo o seu serviço e de tudo o que se faz nele”.

Os sacerdotes.

15“Quanto aos sacerdotes levitas filhos de Sadoc, que observaram as prescrições de meu santuário, quando os israelitas se afastaram de mim, eles se aproximarão de mim para servir-me e estarão diante de mim para oferecer-me a gordura e o sangue – oráculo do Senhor Javé. 16Entrarão em meu santuário e se aproximarão de minha mesa para servir-me e cumprirão minhas prescrições. 17Quando entrarem pelas portas do átrio interno, vestirão roupas de linho; não usarão nenhuma roupa de lã quando exercerem o ministério nas portas do átrio interno e no templo. 18Usarão na cabeça turbantes de linho e sobre os rins calções de linho; não se cingirão com nada que provoque o suor. 19Quando saírem ao pátio externo em direção ao povo, tirarão as vestes com as quais oficiaram e as deporão nas celas do santuário; usarão outras vestes para não comunicar com elas a consagração ao povo. 20Não raparão a cabeça, nem deixarão crescer os cabelos, mas os cortarão regularmente. 21Nenhum sacerdote beberá vinho quando tiver de entrar no átrio interno. 22Não tomarão como esposa uma viúva, nem uma repudiada, mas só uma virgem da estirpe de Israel; mas poderão desposar uma viúva, se for a viúva de um sacerdote. 23Ensinarão meu povo a discernir entre o que é santo e o que é profano e lhe indicarão a distinção entre puro e impuro. 24Nos processos eles serão os juízes e decidirão segundo minhas leis. Em todas as minhas festas observarão minhas leis e meus estatutos e santificarão meus sábados. 25Nenhum deles se aproximará de um morto, pois se tornaria impuro; mas para o pai, a mãe, um filho, uma filha, um irmão ou por uma irmã não casada pode tornar-se impuro. 26Depois de sua purificação, devem ser contados sete dias 27e, quando reentrar no lugar santo, no átrio interno para servir no santuário, oferecerá seu sacrifício expiatório – oráculo do Senhor Javé. 28Quanto a sua herança, eu serei sua herança; não lhes será dada nenhuma possessão em Israel; eu sou sua possessão. 29Eles se nutrirão das oblações, dos sacrifícios expiatórios, dos sacrifícios de reparação; pertencerá a eles tudo o que for destinado ao extermínio em Israel. 30A parte melhor de todas as vossas primícias e toda espécie de oferta pertencerão aos sacerdotes; assim dareis ao sacerdote as primícias de vossas massas, para que a bênção repouse sobre vossa casa. 31Os sacerdotes não comerão a carne de nenhum animal morto de morte natural ou dilacerado, de aves ou de outros animais”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital