Antigo Testamento / Ezequiel

Contra Gog, rei de Magog.

Capítulo 38

1Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 2“Filho do homem, volta-te para Gog no país de Magog, príncipe soberano de Mosoc e de Tubal, e profetiza contra ele.
Dirás:
3Assim fala o Senhor Javé: Estou contra ti, Gog, príncipe soberano de Mosoc e de Tubal. 4Eu te farei voltar atrás, porei ganchos em tuas maxilas e te farei sair com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos bem equipados, tropa imensa com escudos grandes e pequenos, e todos armados de espada. 5A Pérsia, a Etiópia e Fut estão com eles, todos com escudos e capacetes.
6Gomer e todas as suas tropas, o povo de Bet-Togorma, as extremas regiões do norte e todas as suas tropas, povos numerosos estão contigo.

Invasão de Gog.

7Fica pronto, prepara-te bem junto com toda a multidão que se reuniu a teu redor, e põe-te a meu serviço. 8Depois de muito tempo te será dada a ordem: no final dos tempos irás contra o país que escapou da espada e cujos habitantes foram reunidos de muitos povos sobre os montes de Israel, que ficaram por longo tempo desertos. Depois que foram separados dos outros povos, todos habitam tranquilos. 9Tu subirás ali, e ali chegarás como um furacão; serás como uma nuvem que envolve a terra, tu com todas as tuas tropas e com os povos numerosos que estão contigo. 10Assim fala o Senhor Javé: Naquele dia te virão à mente pensamentos e conceberás projetos malvados. 11Dirás: Irei contra uma terra indefesa, assaltarei pessoas tranquilas que se sentem seguras, que moram todas em cidades sem muros, que não têm trancas nem portas, 12para depredar, saquear, pôr a mão sobre ruínas agora repovoadas e sobre um povo que se reuniu dentre as nações, que se ocupa de seus rebanhos e dos próprios negócios, que mora no centro da terra. 13Sabá, Dedã, os comerciantes de Társis e todos os seus leõezinhos te perguntarão: ‘Vens para saquear? Reuniste tuas tropas para vir depredar e levar embora prata e ouro, para roubar o gado e para tomar grandes despojos?’ 14Por isso profetiza, filho do homem, e anuncia a Gog: Assim fala o Senhor Javé: Naquele dia, quando meu povo de Israel morar totalmente seguro, tu te levantarás, 15virás de tua morada, do extremo norte, tu e os povos numerosos que estão contigo, todos montados em cavalos, uma grande multidão, um exército poderoso. 16Virás contra meu povo Israel como nuvem que envolve a terra. No final dos tempos eu te mandarei contra meu país para que as nações me conheçam quando por teu intermédio, ó Gog, eu manifestar minha santidade diante de seus olhos”.

Destruição do invasor.

17Assim fala o Senhor Javé: “Não és tu aquele de quem falei nos tempos antigos por meio de meus servos, os profetas de Israel, os quais, naqueles tempos e por muitos anos, profetizaram que eu haveria de mandar-te contra eles? 18Mas, quando Gog chegar ao país de Israel – oráculo do Senhor Javé – subirá meu furor a minha face. 19Em meu ciúme e em meu furor ardente eu vos declaro: Naquele dia haverá um grande terremoto na terra de Israel: 20diante de mim tremerão os peixes do mar, as aves do céu, os animais selvagens, todos os répteis que rastejam pelo chão e todo ser humano que está sobre a face da terra; os montes cairão, os rochedos despenharão e todas as muralhas desabarão. 21Contra ele chamarei a espada sobre todos os montes de Israel – oráculo do Senhor Javé. A espada de cada um deles se voltará contra o próprio irmão. 22Exercerei meu julgamento sobre ele com a peste e com o sangue; farei chover sobre ele, sobre suas fileiras e sobre os povos numerosos que estão com ele, torrentes de chuva e granizo, fogo e enxofre. 23Mostrarei minha grandeza e minha santidade e me revelarei diante de nações numerosas e saberão que eu sou Javé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital