Antigo Testamento / Ezequiel

Maus pastores.

Capítulo 34

1Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 2“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Javé: Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar o rebanho? 3Vós vos alimentais de leite e vos revestis de lã, abateis as ovelhas mais gordas, mas não apascentais o rebanho. 4Não fortalecestes as ovelhas fracas, não cuidastes das doentes, não enfaixastes as que estavam feridas, não reconduzistes as dispersas. Não saístes à procura das perdidas, mas as guiastes com violência e dureza. 5Por falta de pastor se dispersaram, são presa de todos os animais selvagens e debandaram. 6Meu rebanho anda errando por todos os montes e colinas elevadas; minhas ovelhas se dispersaram por toda a face da terra e ninguém vai à procura delas e se preocupa com elas. 7Por isso, pastores, escutai a palavra de Javé: 8Por minha vida – oráculo do Senhor Javé – porque meu rebanho se tornou uma presa, e minhas ovelhas serviram de pasto para todo animal selvagem por falta de pastor, e porque meus pastores não saíram à procura de meu rebanho – apascentaram-se a si mesmos e não apascentaram meu rebanho – 9escutai, portanto, ó pastores, a palavra de Javé: 10Assim fala o Senhor Javé: Estou contra esses pastores; pedirei a eles conta de meu rebanho e não os deixarei mais apascentar meu rebanho; assim os pastores não apascentarão mais a si mesmos, mas arrancarei de sua boca minhas ovelhas, que não mais lhes servirão de alimento”.

O pastor fiel.

11“Porque assim fala o Senhor Javé: Eu mesmo procurarei minhas ovelhas e delas cuidarei. 12Como um pastor se ocupa de seu rebanho quando se acha no meio de suas ovelhas que estavam dispersas, assim me ocuparei de minhas ovelhas e as reunirei de todos os lugares onde estavam dispersas num dia nublado e escuro. 13Eu as retirarei dos povos e as reunirei dos diferentes países. Eu as reconduzirei a sua terra e as farei pastar sobre os montes de Israel, nos vales e em todos os lugares habitados do país. 14Eu as farei pastar em ótimas pastagens, e seu redil será sobre os altos montes de Israel; aí repousarão num bom redil e terão verdejantes pastagens sobre os montes de Israel. 15Eu mesmo conduzirei minhas ovelhas ao pasto e as farei repousar – oráculo do Senhor Javé. 16Sairei à procura da ovelha perdida e reconduzirei ao redil a desgarrada; enfaixarei a que estiver ferida e cuidarei da doente, velarei sobre a gorda e a forte; eu as apascentarei com justiça. 17Quanto a ti, meu rebanho, assim fala o Senhor Javé: Eu julgarei entre uma e outra ovelha, entre carneiros e bodes. 18Não vos basta pastar em bons pastos, quereis calcar aos pés o resto de vossa pastagem? Não vos basta beber água limpa, quereis turvar com os pés a que sobra?19Minhas ovelhas devem comer o que vossos pés pisaram e beber o que vossos pés turvaram? 20Por isso, assim fala o Senhor Javé a respeito delas: Eu julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra. 21Porque empurrastes com vossos flancos e com os ombros e atacastes com os chifres as mais fracas até expulsá-las para longe, 22eu salvarei minhas ovelhas para que não sirvam mais de presa: farei justiça entre uma e outra ovelha. 23Suscitarei para elas um pastor que as apascentará: meu servo Davi. Ele as conduzirá ao pasto, será seu pastor. 24Eu, Javé, serei seu Deus e Davi, meu servo, será príncipe no meio deles: eu, Javé, falei. 25Farei com eles uma aliança de paz e eliminarei do país os animais ferozes, de modo que possam morar tranquilos no deserto e repousar nas selvas. 26Farei deles e das regiões em torno de minha colina uma bênção; mandarei a chuva no tempo oportuno e será chuva de bênção. 27As árvores do campo darão seus frutos e a terra, seus produtos; habitarão em plena segurança em sua terra. Saberão que eu sou Javé, quando eu quebrar as barras de seu jugo e os livrar das mãos dos que os escravizavam. 28Não serão mais presa das nações, nem os devorarão os animais selvagens, mas estarão em segurança sem ninguém para os aterrorizar. 29Farei germinar para eles uma esplêndida vegetação; não serão mais consumidos pela fome no país e não sofrerão mais o desprezo das nações. 30Saberão que eu, o Senhor, seu Deus, estou com eles, e eles, o povo de Israel, são meu povo. Palavra do Senhor Javé. 31Vós sois minhas ovelhas, as ovelhas de meu pasto, e eu sou vosso Deus – oráculo do Senhor Javé”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital