Antigo Testamento / Ezequiel

A espada de Javé.

Capítulo 21

1Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 2“Filho do homem, vira o rosto para o sul, dirige tua palavra ao sul e profetiza contra a floresta do Negueb. 3Dirás à floresta do Negueb: Escuta a palavra de Javé: Assim fala o Senhor Javé: Acenderei em ti um fogo que devorará em ti toda árvore verde e toda árvore seca: a chama ardente não se apagará, e todo rosto será queimado desde o Negueb até o norte. 4Todo ser vivo verá que eu, Javé, o acendi e não se apagará”. 5Eu disse: “Ah! Senhor Javé, estão dizendo de mim: Não é este que anda dizendo parábolas?” 6Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 7“Filho do homem, vira o rosto para Jerusalém e fala contra seus santuários, profetiza contra o país de Israel. 8Dirás ao país de Israel: Assim fala Javé: Eu sou contra ti. Desembainharei a espada e eliminarei do meio de ti o justo e o pecador. 9Porque quero eliminar do meio de ti o justo e o pecador, minha espada sairá da bainha para abater todo ser vivo, desde o Negueb até o norte. 10Assim todo ser vivo saberá que eu, Javé, desembainhei a espada e ela não entrará mais na bainha.11Tu, filho do homem, chora: chora diante deles com o coração quebrantado e cheio de amargura. 12Quando te perguntarem: Por que choras?, responderás: Por causa da notícia que está para chegar; todo coração desfalecerá, todas as mãos se afrouxarão, todo espírito se angustiará, todos os joelhos vacilarão. Eis que é chegada e se cumpre” – oráculo do Senhor Javé. 13Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 14“Filho do homem, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Javé:
A espada! A espada está afiada e polida,
15afiada para o massacre, polida para lampejar! 16Ele a mandou polir para que seja empunhada.
Foi afiada e polida para ser entregue na mão do carrasco.
17Grita e lamenta-te, filho do homem,
porque ela será usada contra meu povo,
contra todos os príncipes de Israel
destinados à espada junto com meu povo.
Por isso, bate no peito,
18porque é uma prova:
o que acontecerá se este cetro que despreza tudo
não existir mais?
– oráculo do Senhor Javé.
19E tu, filho do homem,
profetiza e bate palmas;
que a espada duplique e triplique seus golpes:
é a espada do massacre,
a espada do grande massacre que os circunda.
20Para que os corações desfaleçam
e se multipliquem as vítimas,
eu pus em toda porta a ponta da espada,
feita para lampejar, afiada para o massacre.
21Mostra-te afiada, à direita, à esquerda,
para onde quer que se volte tua lâmina.
22Também eu baterei palmas
e satisfarei minha ira.
Eu, Javé, falei”.

Nabucodonosor contra Jerusalém.

23Foi-me dirigida esta palavra de Javé: 24“Filho do homem, traça dois caminhos para a passagem da espada do rei de Babilônia, partindo ambos do mesmo país. Põe um sinal no começo do caminho que conduz à cidade. 25Traça o caminho para que a espada chegue a Rabá dos amonitas e a Judá, a Jerusalém, cidade fortificada. 26Com efeito, o rei de Babilônia está parado na encruzilhada, no início dos dois caminhos, para consultar as sortes: lança as flechas, interroga os deuses domésticos, observa o fígado. 27Em sua mão direita, a sorte caiu sobre Jerusalém, para dispor contra ela os aríetes, para fazê-la ouvir a ordem do massacre, para lançar gritos de guerra, colocar os aríetes contra suas portas, elevar aterros, construir torres. 28Mas para eles isto será como falsa adivinhação. Eles fizeram solenes juramentos; ele, porém, recorda-lhes a iniquidade pela qual serão feitos prisioneiros”. 29Por isso, assim fala o Senhor Javé: “Porque vós fizestes recordar vossas iniquidades, sendo vossas transgressões reveladas de modo que em todas as vossas ações vossos pecados apareçam, porque atraístes a atenção sobre vós, sereis feitos prisioneiros. 30A ti, vil criminoso, príncipe de Israel, cujo dia é chegado com o tempo de tua iniquidade final, 31assim fala o Senhor Javé: Depõe o turbante e tira a coroa; tudo será mudado: o que é baixo será elevado e o que é alto será abaixado. 32Ruínas, ruínas! A ruínas a reduzirei, e não se erguerá mais, até que venha aquele ao qual pertence por direito e ao qual eu a darei”.

Castigo dos amonitas.

33Tu, filho do homem, profetiza. Dirás: “Assim fala o Senhor Javé a respeito dos amonitas e de seus insultos. Dirás: A espada, a espada está desembainhada para o massacre, está afiada para exterminar, para lampejar, 34enquanto eles têm falsas visões e te predizem sortes mentirosas, a espada será posta na garganta dos ímpios perversos, cujo dia chegou, no cúmulo de sua maldade. 35Repõe a espada na bainha. No lugar em que foste criado, na terra em que nasceste, eu te julgarei; 36derramarei sobre ti minha indignação, contra ti soprarei o fogo de minha ira e te abandonarei nas mãos de homens violentos, portadores de destruição. 37Serás presa do fogo, teu sangue será derramado no meio da terra, não haverá mais lembrança de ti, porque eu, Javé, falei”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital