Antigo Testamento / Êxodo

Primeiras audiências com o faraó.

Capítulo 5

1Depois, Moisés e Aarão se apresentaram ao faraó e lhe disseram: “Eis o que disse Javé, Deus de Israel: ‘Deixa meu povo partir, para que me celebre uma festa no deserto’”.  2O faraó, porém, respondeu: “E quem é Javé, para que eu deva obedecer a ele, deixando Israel partir? Não conheço Javé e não deixarei Israel partir”.  3Eles lhe disseram: “O Deus dos hebreus veio a nosso encontro. Deixa-nos ir deserto adentro três dias de caminho, para que ofereçamos sacrifícios a Javé, nosso Deus, senão ele nos ferirá com a peste ou com a espada”.  4O rei do Egito disse-lhes: “Por que vós, Moisés e Aarão, distraís o povo de seus trabalhos? Ide para vossas tarefas!”. 5E o faraó acrescentou: “Vosso povo é agora numeroso; e vós quereis interromper suas tarefas!”.  6Naquele mesmo dia o faraó ordenou aos exatores e aos inspetores do povo, dizendo:  7“Não deis mais a palha ao povo para fabricar tijolos, como antes; eles mesmos que a procurem.  8Exigireis deles, porém, a mesma quantidade de tijolos que antes, sem nada diminuir, pois são preguiçosos e por isso clamam: Deixa-nos ir, para que sacrifiquemos a nosso Deus!  9Sobrecarregai esses homens de trabalho, a fim de que estejam ocupados e não deem ouvidos a palavras mentirosas”.

Agravamento da opressão.

10Saíram pois os exatores e os inspetores e disseram ao povo: “Assim diz o faraó: Não vos darei mais a palha.  11Ide e recolhei-a vós mesmos onde puderdes encontrá-la. Mas nada será diminuído de vossa tarefa”.  12Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito à procura de restolhos que lhes servissem de palha.  13Os exatores os pressionavam, dizendo: “Acabai a tarefa imposta para cada dia, como quando havia palha”.  14Os inspetores dos israelitas, constituídos sobre eles pelos exatores do faraó, foram castigados e lhes foi dito: “Por que nem ontem nem hoje completastes vossa tarefa de tijolos como antes?”.  15Os inspetores dos israelitas foram queixar-se ao faraó, dizendo: “Por que tratas assim teus servos?  16Não se fornece a palha a teus servos e nos dizem: ‘Fazei tijolos!’. Nós, teus servos, somos açoitados, mas a culpa é de teu povo”.  17O faraó respondeu: “Vós sois uns preguiçosos, sim, uns preguiçosos; e por isso dizeis: ‘Queremos ir oferecer sacrifícios a Javé’. 18Ide ao trabalho; não vos será dada a palha e devereis fabricar a mesma quantidade de tijolos”.  19Os inspetores dos israelitas se viram em aperto ao ouvir as palavras: “Nada diminuireis de vossa quantidade diária de tijolos”.  20Ao saírem da presença do faraó, encontraram-se com Moisés e Aarão, que os esperavam.  21E disseram-lhes: “Que Javé vos veja e vos julgue, pois nos tornastes odiosos diante do faraó e de seus servidores e pusestes a espada em suas mãos para nos matar”.  22Moisés então dirigiu-se a Javé, dizendo: “Senhor, por que afligis esse povo? Por que me enviastes?  23Pois desde que estive com o faraó para lhe falar em vosso nome, ele maltrata esse povo, e vós nada fizestes para libertá-lo”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital