Antigo Testamento / Êxodo

Os paramentos sacerdotais.

Capítulo 39

1Com a púrpura violeta e escarlate, o carmesim e o linho fino fizeram as vestes litúrgicas para o ministério no santuário e os ornamentos sagrados para Aarão, como Javé havia ordenado a Moisés.  2Fizeram o efod de ouro, de púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino retorcido.  3Laminaram o ouro e o cortaram em fios para entrelaçá-lo com a púrpura violeta e escarlate, o carmesim e o linho fino, num trabalho de artista.   4Fizeram para o efod ombreiras que se juntavam a suas duas pontas, e assim se uniam.   5O cinto, que passava por cima para apertá-lo, formava com ele uma só peça e era de obra igual: de ouro, de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido, como Javé havia ordenado a Moisés.   6Lapidaram as pedras de ônix, embutidas em engastes de ouro, gravadas como se gravam os selos, com os nomes dos israelitas.  7Colocaram-nas sobre as ombreiras do efod, a fim de serem um memorial para os israelitas, como Javé havia ordenado a Moisés.

 

O peitoral.

8Fizeram também o peitoral, trabalho artístico como o efod: de ouro, púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido.  9Era quadrado e dobrado em dois; seu comprimento era de um palmo, e de um palmo também sua largura; e era duplo.  10Colocaram nele quatro fileiras de pedras: na primeira, um sárdio, um topázio e uma esmeralda; 11na segunda, um rubi, uma safira e um berilo;  12na terceira, um jacinto, uma ágata e uma ametista;  13na quarta, um crisólito, um ônix e um jaspe; todas elas montadas em engastes de ouro. 14As pedras correspondiam aos nomes dos israelitas: doze, conforme os nomes deles. Estavam gravadas à maneira de selos, cada uma com seu nome, segundo as doze tribos. 15Fizeram para o peitoral umas correntinhas de ouro puro, trançadas à manei­ra de cordões. 16Fizeram dois engastes de ouro e duas argolas também de ouro, e prenderam as duas argolas às duas extremidades do peitoral. 17Passaram os dois cordões de ouro pelas argolas nas extremidades do peitoral.  18E prenderam as duas pontas dos dois cordões aos dois engastes, presos às ombreiras do efod em sua parte dianteira. 19Fizeram ainda duas argolas de ouro, que puseram nas duas pontas do peitoral, em sua orla que estava junto ao efod por dentro.  20Fizeram outras duas argolas de ouro, que prenderam nas duas ombreiras do efod, por baixo, em sua parte dianteira, perto de sua juntura, por cima do cinto do efod.  21Ataram depois o peitoral por suas argolas às argolas do efod com um cordão de púrpura violeta, para que ficasse o peitoral por cima do cinto do efod e assim não se desprendesse do efod, como Javé havia ordenado a Moisés.

O manto do efod.

22Fizeram também o manto do efod, trabalho de tecelão, todo de púrpura violeta,  23tendo no centro uma abertura como a de uma couraça; a abertura era protegida ao redor com uma orla de tecido para que não se rasgasse. 24Aplicaram na orla inferior do manto romãs de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e de fio retorcido.  25Fizeram também campainhas de ouro puro, colocando-as entre as romãs em toda a orla inferior do manto, alternadas com as romãs:  26uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, em toda a orla inferior do manto que se usava para oficiar, como Javé havia ordenado a Moisés.  27Fizeram também para Aarão e seus filhos as túnicas de linho fino, trabalho de tecelão;  28o turbante de linho fino e os ornamentos dos barretes de linho fino, os calções de linho fino retorcido;  29e o cinto de linho fino retorcido, de púrpura violeta e escarlate e de carmesim, trabalho de tecelão, como Javé havia ordenado a Moisés.  30Fizeram também de ouro puro a lâmina do diadema sagrado, sobre a qual gravaram como um selo as palavras “Consagrado a Javé”. 31Puseram-lhe um cordão de púrpura violeta para prendê-la ao turbante, no alto, como Javé havia ordenado a Moisés.

A obra concluída é apresentada a Moisés.

32Ficou assim concluída toda a obra do tabernáculo, da tenda da reunião, havendo os israelitas executado tudo o que Javé tinha ordenado a Moisés.  33Apresentaram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todo o seu mobiliário: suas argolas, suas tábuas, suas travessas, suas colunas e suas bases;  34a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de couro fino e o véu protetor;  35a arca do testemunho com seus varais e o propiciatório;  36a mesa com todos os seus utensílios, e o pão da apresentação; 37o candelabro de ouro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas dispostas em ordem e todos os seus acessórios, bem como o óleo para a iluminação;   38o altar de ouro, o óleo da unção, o incenso aromático e a cortina da entrada da tenda;  39o altar de bronze e sua grelha de bronze, seus varais e todos os seus utensílios; a bacia e seu pedestal;   40as cortinas do átrio, as colunas e suas bases; a cortina para a entrada do átrio, suas cordas e suas estacas e todos os utensílios do serviço do tabernáculo para a tenda da reunião;   41as vestes litúrgicas para oficiar no santuário, os ornamentos sagrados para o sacerdote Aarão e as vestes de seus filhos para exercerem o sacerdócio.  42Conforme tudo o que Javé ordenara a Moisés, assim fizeram os israelitas todos os trabalhos.  43Moisés examinou toda a obra e reconheceu que a haviam realizado exatamente como Javé ordenara. E Moisés os abençoou.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital