Antigo Testamento / Êxodo

A arca da aliança.

Capítulo 37

1Beseleel fez a arca de madeira de acácia: seu comprimento era de dois côvados e meio; sua largura, de um côvado
e meio, e sua altura, de um côvado e meio.   
2Revestiu-a de ouro puro por dentro e por fora e fez-lhe uma moldura de ouro em redor. 3Fundiu para ela quatro argolas de ouro, que fixou em seus quatro cantos: duas argolas de um lado e duas do outro.  4Fez varais de madeira de acácia, que recobriu de ouro,   5e os introduziu nas argolas colocadas nos lados da arca, para poder ser transportada.  6Fez o propiciatório de ouro puro, cujo comprimento era de dois côvados e meio e cuja largura, de um côvado e meio. 7Fez dois querubins de ouro batido, nas duas extremidades do propiciatório;  8um querubim numa extremidade e outro na outra; ele os fez de sorte a formar uma só peça com o propiciatório em suas duas extremidades.  
9Os querubins tinham as asas estendidas para o alto, cobrindo com elas o propiciatório; suas faces, voltadas uma para a outra, olhavam para o propiciatório.
A mesa.
10Fez também uma mesa de madeira de acácia, cujo comprimento era de dois côvados, a largura, de um côvado e a altura, de um côvado e meio.  11Recobriu-a de ouro puro e fez-lhe uma moldura ao redor.  12Cercou-a com um friso de um palmo, em torno do qual fez uma moldura de ouro.  13Fundiu para a mesa quatro argolas de ouro, que prendeu em seus quatro cantos, correspondendo aos quatro pés.  14As argolas estavam fixadas rente ao friso; nelas introduziam-se os varais para o transporte da mesa.  15Fez os varais de madeira de acácia e os recobriu de ouro, para servirem ao transporte da arca.  16Fez de ouro puro os utensílios que deviam estar sobre a mesa: os pratos, as colheres, os jarros e as taças para as libações.

O candelabro.

17Fez de ouro puro o candelabro. Fez, trabalhados a martelo, formando com ele uma só peça, o pedestal, a haste, os braços, os cálices, os botões e as flores.  18Seis braços saíam de seus lados: três de um lado e três do outro.  19Em cada braço havia três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor, e outros três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor no outro braço; assim eram os seis braços que saíam do candelabro.  20No candelabro havia quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com seus botões e suas flores:  21um botão debaixo dos dois primeiros, outro debaixo dos outros dois e outro debaixo dos dois últimos que saíam do candelabro.   22Esses botões e braços formavam uma só peça com ele. Tudo isso era de ouro puro, lavrado a martelo. 23Fez também suas sete lâmpadas, com suas espevitadeiras e seus cinzeiros de ouro puro.   24Empregou para ele e seus acessórios um talento de ouro puro.

O altar do incenso.

25Fez também o altar do incenso de madeira de acácia. Seu comprimento era de um côvado e sua largura, de um côvado, quer dizer, era quadrado, e tinha dois côvados de altura; seus chifres formavam um só corpo com ele.  26De ouro puro o recobriu: sua parte superior, suas paredes laterais e seus chifres, e fez-lhe uma moldura de ouro ao redor. 27Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo de sua moldura, dos dois lados, para introduzir os varais destinados a transportá-lo.  28Fez os varais de madeira de acácia e os recobriu de ouro.  29Preparou também o óleo para a unção sagrada e o incenso aromático, puro, obra de perfumista.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital