Antigo Testamento / Êxodo

O altar do incenso.

Capítulo 30

1“Farás também de madeira de acácia um altar para queimar o incenso.  2Seu comprimento será de um côvado e de um côvado também sua largura, será quadrado, e terá dois côvados de altura; seus chifres formarão um só corpo com ele. 3Cobrirás de ouro puro tanto sua parte superior como seus lados ao redor e seus chifres; e lhe farás uma moldura de ouro em volta.  4Farás para ele duas argolas de ouro por baixo da moldura nos dois lados; fixarás essas argolas nos dois flancos, para receberem os varais, destinados a transportá-lo.  5Farás os varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro. 6Colocarás o altar diante da cortina que oculta a arca do testemunho, em frente do propiciatório, que está em cima do testemunho, lugar onde me comunicarei contigo.  7Aarão queimará sobre ele incenso aromático; cada manhã, ao preparar as lâmpadas, ele o queimará;  8também ao entardecer, quando Aarão acender as lâmpadas, o queimará também. Será um perfume perpétuo diante de Javé para vossas gerações.  9Não oferecereis sobre ele perfume profano, nem holocausto, nem oblação; nem derramareis sobre ele libações. 10Uma vez por ano Aarão fará a expiação sobre os chifres do altar com o sangue da vítima de expiação pelo pecado; sobre ele fará a expiação uma vez por ano, por todas as vossas gerações. Esse altar será uma coisa santíssima, consagrada a Javé”.

Imposto para o culto

11Javé falou a Moisés, dizendo:   12“Quando fizeres a contagem dos israelitas pelo recenseamento, cada um dará a Javé o resgate da própria pessoa quando os contares, para que não venha sobre eles algum flagelo ao serem recenseados. 13Cada um dos que forem recenseados dará meio siclo, conforme o siclo do santuário; esse siclo é de vinte geras. Esse meio siclo é a contribuição devida a Javé.  14Toda pessoa recenseada, de vinte anos para cima, dará essa contribuição a Javé.  15O rico não dará mais, nem o pobre dará menos de meio siclo, ao entregarem a contribuição a Javé em resgate de vossas pessoas.  16Receberás esse dinheiro do resgate dos israelitas e o empregarás no serviço da tenda da reunião; ele servirá aos israelitas de lembrança diante de Javé, para o resgate de vossas pessoas”.

A bacia de bronze.

17Javé disse a Moisés:  18“Farás uma bacia de bronze para as abluções, com um pedestal de bronze, e a colocarás entre a tenda da reunião e o altar, e a encherás de água.  19Aarão e seus filhos lavarão nela mãos e pés.  20Quando entrarem na tenda da reunião deverão lavar-se com essa água, para que não morram; e também ao se aproximarem do altar para oficiar, para queimar vítimas fumegantes a Javé.  21Lavarão as mãos e os pés e não morrerão. Isso será para eles uma lei perpétua: para Aarão e sua descendência por todas as gerações”.

Óleo para a unção. O incenso.

22Javé disse a Moisés:  23Recolhe aromas de primeira qualidade: quinhentos siclos de mirra virgem; a metade, ou seja, duzentos e cinquenta siclos, de cinamomo perfumado; duzentos e cinquenta siclos de cana aromática 24quinhentos siclos de cássia, segundo o siclo do santuário; um hin de azeite de oliveira. 25Com tudo isso farás o óleo para a unção sagrada, um unguento elaborado com arte de perfumista; será o óleo para a sagrada unção. 26Com ele ungirás a tenda da reunião e a arca do testemunho, 27a mesa e todos os seus utensílios, o candelabro e seus acessórios, o altar do incenso;  28o altar dos holocaustos e todos os seus acessórios, a bacia e seu pedestal. 29Depois de consagrados, esses objetos se tornarão santíssimos, e tudo o que os tocar ficará santificado.  30Ungirás também Aarão e seus filhos, e os consagrarás para que me sirvam como sacerdotes. 31E assim falarás aos israelitas: Este será para vós e para vossas gerações o óleo da unção sagrada. 32Não será derramado sobre o corpo de nenhum homem, nem fareis outro de semelhante composição; ele é coisa sagrada, e sagrado será para vós.  33Quem fizer um outro semelhante e o derramar sobre pessoa profana será exterminado do meio de seu povo”. 34Javé disse ainda a Moisés: “Toma as seguintes especiarias: estoraque, craveiro, gálbano e incenso puro, em igual proporção. 35Com elas farás um perfume, uma composição aromática, obra de perfumista, temperada com sal puro e santo.  36Parte dele reduzirás a pó e porás diante do testemunho, na tenda da reunião, onde me comunicarei contigo. Será para vós coisa santíssima.  37Não fareis para vós outro perfume de composição semelhante a este que deverás fazer. Ele será para vós coisa santa, consagrada a Javé.  38Quem fizer outro semelhante para aspirá-lo será exterminado do meio de seu povo”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital