Antigo Testamento / Êxodo

O altar dos holocaustos.

Capítulo 27

1“Farás o altar de madeira de acácia, com cinco côvados de comprimento e cinco de largura; quadrado, portanto; terá três côvados de altura.  2Em seus quatro cantos porás chifres, que formarão uma só peça com o altar, e o revestirás de bronze.  3Farás os recipientes para recolher as cinzas, as pás, as bacias, os garfos e os braseiros; farás de cobre todos esses utensílios.  4Farás também para ele uma grelha de bronze em forma de rede, com quatro argolas de bronze em seus quatro cantos,  5e as porás sob a beirada do altar. A rede chegará até a metade do altar.  6Farás para o altar varais de madeira de acácia e os cobrirás de bronze;  7esses varais serão introduzidos nas argolas; estarão de um e de outro lado do altar, servindo para seu transporte.  8O altar será oco e de tábuas; como te foi mostrado na montanha, assim o farás”.

O átrio.

9“Farás a seguir o átrio do tabernáculo. Pelo lado meridional haverá cortinas de linho fino retorcido, numa extensão de cem côvados em cada lado.  10Suas colunas serão vinte, com vinte bases de bronze; os ganchos das colunas e as vergas serão de prata.  11No lado setentrional do átrio haverá igualmente cortinas numa extensão de cem côvados, com vinte colunas e vinte bases de bronze; os ganchos das colunas e as vergas serão de prata.  12Na largura do átrio, do lado ocidental, haverá cortinas numa extensão de cinquenta côvados, e serão dez colunas com dez bases.  13A largura do átrio do lado oriental será de cinquenta côvados.  14Num lado da entrada haverá quinze côvados de cortinas, com suas três colunas e suas três bases.  15No outro lado também haverá quinze côvados de cortinas, com suas três colunas e suas três bases.  16Na entrada do átrio haverá um cortinado de vinte côvados, de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido, trabalho de bordado, com quatro colunas e quatro bases.   17Todas as colunas em volta do átrio terão vergas, ganchos de prata e bases de bronze.  18O comprimento do átrio será de cem côvados, a largura de cinquenta côvados e a altura de cinco côvados. As cortinas serão de linho fino retorcido e as bases das colunas, de bronze. 19Serão de bronze todos os utensílios para o serviço do tabernáculo, todas as suas estacas e as estacas do átrio”.

Óleo para as lâmpadas.

20“Ordena aos israelitas que te tragam para o candelabro óleo puro de olivas esmagadas, a fim de manter a lâmpada sempre acesa.   21Na tenda da reunião, fora da cortina que está diante do testemunho, Aarão e seus filhos o prepararão, para que arda desde a tarde até pela manhã na presença de Javé. Esta será norma perpétua para os israelitas, por todas as gerações”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital