Antigo Testamento / Êxodo

Ofertas para a construção do santuário.

Capítulo 25

1Javé falou a Moisés:  2“Ordena aos israelitas que me tragam uma oferta. Recebereis a oferta de toda pessoa que doar generosamente. 3Estas são as coisas que aceitareis: ouro, prata e bronze; 4tecidos de púrpura violeta, escarlate, carmesim, linho fino, pelos de cabra;  5peles de carneiro tingidas de vermelho, couro fino e madeira de acácia; 6azeite para as lâmpadas, aromas para o óleo da unção e para o incenso perfumado;  7pedras de ônix e pedras de engaste para o efod e o peitoral.  8Eles me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.  9Farás tudo conforme o modelo do tabernáculo e o modelo de sua mobília que vou te mostrar”.

A arca.

10“Farás uma arca de madeira de acácia, com dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de altura e um côvado e meio de largura. 11Tu a revestirás de ouro puro, por dentro e por fora, e por cima, em volta, farás uma moldura de ouro. 12Fundirás para ela quatro argolas de ouro, que prenderás em seus quatro cantos, duas de cada lado. 13Farás varais de madeira de acácia, que recobrirás de ouro, 14e os introduzirás nas argolas presas aos lados da arca, para se poder transportá-la. 15Os varais da arca ficarão sempre nas argolas e nunca serão removidos delas.  16Na arca porás o testemunho que te darei”.

O propiciatório.

17“Farás um propiciatório de ouro puro. Seu comprimento será de dois côvados e meio, sua largura um côvado e meio. 18Farás dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, nas duas extremidades do propiciatório. 19Farás, pois, um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade. Fareis os querubins de uma só peça com o propiciatório, nas duas extremidades. 20Os querubins terão as asas estendidas para o alto, cobrindo com elas o propiciatório; estarão olhando um para o outro com os rostos voltados para o propiciatório.  21Porás o propiciatório em cima da arca, e dentro dela guardarás o testemunho que eu te darei. 22Aí me encontrarei contigo, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, eu te comunicarei tudo o que te ordenarei a respeito dos filhos de Israel”.

A mesa.

23“Farás também uma mesa de madeira de acácia, com dois côvados de comprimento, um côvado de largura e um côvado e meio de altura.  24Tu a revestirás de ouro puro e lhe farás uma moldura de ouro em redor.  25A sua volta farás um friso de um palmo e lavrarás uma moldura de ouro em torno do friso. 26Farás quatro argolas de ouro que prenderás aos quatro cantos da mesa, formados pelos quatro pés.  27As argolas estarão na altura do friso e receberão os varais para o transporte da mesa.  28Farás os varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; servirão para carregar a mesa.  29Farás de ouro os pratos, as colheres, os jarros e as taças para as libações.  30Porás sobre a mesa o pão da apresentação, em minha presença constantemente”.

O candelabro.

31“Farás um candelabro de ouro puro. Farás, trabalhados a martelo, de uma só peça: a haste, o pedestal, os braços, os cálices, os botões e as flores. 32Seis braços sairão de seus lados: três de um lado e três do outro. 33Em cada braço haverá três cálices em forma de flor de amendoeira, com botões e flores. Assim serão formados os seis braços que sairão da haste.  34O candelabro terá quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com seus botões e suas flores; 35um botão debaixo dos dois primeiros braços, saindo do candelabro; outro debaixo dos dois braços seguintes e um terceiro debaixo dos últimos; assim se fará com os seis braços que saem do candelabro. 36Os botões e os braços formarão uma só peça com o candelabro; tudo isso será feito de ouro puro, lavrado a martelo.  37Também lhe farás sete lâmpadas, dispondo-as de forma a projetarem a luz para a frente.  38Suas espevitadeiras e seus cinzeiros serão feitos de ouro puro. 39Para a fabricação do candelabro e de todos os seus acessórios empregarás um talento de ouro puro. 40Cuida de os fazer conforme o modelo que te foi mostrado sobre a montanha”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital