Antigo Testamento / Êxodo

Oferta dos primogênitos.

Capítulo 13

1Javé disse a Moisés:  2“Consagra-me todo primogênito; as primícias de todo seio entre os israelitas, tanto dos homens como dos animais, são minhas”.  3Moisés disse ao povo: “Lembrai-vos deste dia em que saístes do Egito, da casa da servidão, pois Javé vos tirou dela com mão forte; nada se comerá de fermentado.  4Saís hoje, no mês de abib.  5Quando Javé te houver introduzido na terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do heveu e do jebuseu, que ele jurou a seus pais que te haveria de dar, terra onde corre leite e mel, observarás este rito neste mesmo mês.  6Durante sete dias comerás pães sem fermento, e no sétimo dia haverá uma festa em honra de Javé.  7Comerás pães sem fermento durante sete dias; e não se verá contigo nenhuma coisa fermentada, nem fermento algum em todo o teu território. 8Naquele dia explicarás a teu filho, dizendo: ‘Isto é pelo que Javé fez por mim quando saí do Egito’.  9E isto será como um sinal em tua mão e como uma lembrança entre teus olhos, para que a lei de Javé esteja em tua boca; porque com mão forte Javé te fez sair do Egito.  10Observarás esta norma cada ano, no tempo marcado.  11Quando Javé te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, e a tiver dado a ti,  12reservarás para Javé todo primogênito e toda primeira cria dos animais que tiveres: se for macho, será para Javé.  13Mas resgatarás com um cordeiro toda primeira cria das jumentas, e se não a quiseres resgatar, tu lhe quebrarás o pescoço. Resgatarás também todo primogênito entre teus filhos.  14E quando amanhã teu filho te perguntar: ‘Que significa isto?’, tu lhe dirás: ‘É que Javé com mão forte nos tirou do Egito, da casa da servidão.  15Como o faraó teimasse em não nos deixar sair, Javé matou todos os primogênitos no país do Egito, tanto os primogênitos dos homens como os primogênitos dos animais. Por isso sacrifico a Javé todo primogênito macho dos animais e resgato todo primogênito de meus filhos’.  16Isto será como sinal em tua mão e como frontal entre teus olhos; pois com mão poderosa Javé nos tirou do Egito”.

Rumo ao mar Vermelho.

17Quando o faraó deixou o povo partir, Deus não o conduziu pelo caminho do país dos filisteus, que é o mais próximo, porque Deus disse: “Não aconteça que o povo se arrependa diante dos combates e volte para o Egito”.  18Assim, pois, Deus fez o povo dar uma volta pelo caminho do deserto do Mar Vermelho. E os israelitas partiram da terra do Egito bem armados.  19Moisés levou consigo os restos mortais de José, pois este havia feito os israelitas jurarem solenemente, dizendo: “Quando Deus vos visitar, levareis daqui convosco meus ossos”.  20Partiram de Sucot e acamparam em Etam, no limite do deserto.  21Javé ia à frente deles, de dia numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para iluminá-los, a fim de que pudessem caminhar de dia e de noite.  22A coluna de nuvem não se afastava da frente do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital