Antigo Testamento / Esdras

Lista dos repatriados com Es­dras.

Capítulo 8

1São estes, com sua genealogia, os chefes de família que subiram comigo de Babilônia no reinado do rei Artaxerxes: 2Dos filhos de Fineias: Gérson; dos filhos de Itamar: Daniel; dos filhos de Davi: Hatus, filho de Sequenias; 3dos filhos de Faros: Zacarias, com o qual foram registrados cento e cinquenta homens; 4dos filhos de Faat-Moab: Elioenai, filho de Zaraías, e com ele duzentos homens; 5dos filhos de Zetua: Sequenias, filho de Jaaziel, e com ele trezentos homens; 6dos filhos de Adin: Abed, filho de Jônatas, e com ele cinquenta homens; 7dos filhos de Elam: Isaías, filho de Atalia, e com ele setenta homens; 8dos filhos de Safatias: Zebedias, filho de Miguel, e com ele oitenta homens; 9dos filhos de Joab: Abdias, filho de Jaiel, e com ele duzentos e dezoito homens; 10dos filhos de Bani: Salomit, filho de Josfias, e com ele cento e sessenta homens; 11dos filhos de Bebai: Zacarias, filho de Bebai, e com ele vinte e oito homens; 12dos filhos de Azgad: Joanã, filho de Ectã, e com ele cento e dez homens; 13dos filhos de Adonicam: os mais novos, cujos nomes são: Elifalet, Jeiel e Semeías, e com eles sessenta homens; 14e dos filhos de Beguai: Utai, filho de Zabud, e com ele setenta homens.

Viagem e chegada a Jerusalém.

15Reuni-os junto ao rio que corre para Aava e lá acampamos três dias. Encontrei ali homens do povo e sacerdotes, mas não encontrei nenhum levita. 16Então mandei chamar Eliezer, Ariel, Semeías, Elnatã, Jarib, Elnatã, Natã, Zacarias e Mosolam, homens sábios, 17e os enviei a Ado, chefe na localidade de Casfia; ditei-lhes as palavras que deviam dizer a Ado e a seus irmãos, oblatos na localidade de Casfia: que nos enviassem ministros para o templo de nosso Deus. 18E, graças à mão benéfica de nosso Deus, que estava sobre nós, eles nos apresentaram um homem prudente, dos filhos de Mooli, filho de Levi, filho de Israel: Serebias, com seus filhos e irmãos, dezoito homens; 19e ainda Hasabias e com ele Isaías, um dos filhos de Merari, seus irmãos e seus filhos: vinte homens. 20E entre os oblatos que Davi e os chefes tinham posto a serviço dos levitas: duzentos e vinte oblatos, todos registrados nominalmente. 21Ali, perto do rio Aava, proclamei um jejum, para nos humilharmos diante de nosso Deus e lhe pedirmos uma boa viagem para nós, para nossas crianças e para todos os nossos bens. 22Porque eu teria vergonha de pedir ao rei uma escolta e cavaleiros para nos defender do inimigo durante a viagem; ao contrário, tínhamos declarado ao rei: “A mão de nosso Deus se estende benigna sobre todos os que o buscam; mas seu poder e sua ira se abatem sobre todos os que o abandonam”. 23Jejuamos, pois, invocando nosso Deus nessa intenção, e ele nos atendeu. 24Escolhi doze chefes dos sacerdotes, isto é, Serebias e Hasabias e com eles dez de seus irmãos; 25pesei diante deles a prata, o ouro e os utensílios, oferendas que o rei, seus conselheiros, seus príncipes e todo o Israel que se achava lá haviam feito para o templo de nosso Deus. 26Pesei, portanto, e entreguei nas mãos deles seiscentos e cinquenta talentos
de prata, utensílios de prata no valor de
cem talentos, cem talentos de ouro,
27vinte taças de ouro de mil dáricos e dois vasos de um bronze muito claro e brilhante, precioso como ouro. 28Declarei-lhes: “Sois consagrados a Javé; estes utensílios são sagrados; esta prata e este ouro são oferta voluntária a Javé, o Deus de vossos pais. 29Sede vigilantes em guardá-los até que possais pesá-los diante dos chefes dos sacerdotes e dos levitas e dos chefes de famílias de Israel, em Jerusalém, nas salas do templo de Javé”. 30Os sacerdotes e os levitas tomaram então a seus cuidados a prata, o ouro e os utensílios assim pesados, para transportá-los a Jerusalém, para o templo de nosso Deus. 31No dia doze do primeiro mês, partimos do rio Aava e fomos para Jerusalém. A mão de nosso Deus estava sobre nós, e na estrada protegeu-nos dos assaltos dos inimigos e dos salteadores. 32Chegamos a Jerusalém e lá descansamos três dias. 33No quarto dia, a prata, o ouro e os utensílios foram pesados no templo de nosso Deus e entregues nas mãos do sacerdote Meremot, filho de Urias, com quem estavam Eleazar, filho de Fineias, e os levitas Jozabad, filho de Josué, e Noadaías, filho de Benui. 34Tudo correspondia ao número e ao peso; e o peso total foi registrado.
Naquele tempo,
35os que voltaram do exílio, os exilados, ofereceram holocaustos ao Deus de Israel: doze touros por todo o Israel, noventa e seis carneiros, setenta e dois cordeiros, doze bodes pelo pecado; tudo isso em holocausto a Javé. 36Entregaram os decretos do rei aos sátrapas reais e aos governadores da região de além-rio, os quais deram sua ajuda ao povo e ao templo de Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital