Antigo Testamento / Deuteronômio

Atitude para com os cananeus.

Capítulo 7

1“Quando Javé, teu Deus, te houver introduzido na terra, na qual entrarás para dela tomar posse, e tiver expulsado de tua frente muitas nações – os heteus, os gergeseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus – sete nações maiores e mais poderosas do que tu;  2quando Javé, teu Deus, as entregar a ti, e tu as derrotares, tu as votarás ao interdito. Não farás aliança com elas nem delas terás piedade.  3Não contrairás matrimônio com elas; não darás tuas filhas a seus filhos nem tomarás suas filhas para teus filhos, 4porque seduziriam teus filhos para não me seguirem e para servirem outros deuses, de modo que a cólera de Javé se acenderia contra ti e sem demora te exterminaria. 5Pelo contrário, assim agirás com elas: destruirás seus altares, despedaçarás suas colunas sagradas, abaterás seus troncos idolátricos e queimarás no fogo seus ídolos.  6Porque tu és um povo consagrado a Javé, teu Deus; Javé, teu Deus, te escolheu para seres seu povo particular entre todos os povos que estão sobre a face da terra”.

 

Israel, povo predileto.

7“Não porque fosses mais numeroso que todos os outros povos Javé se afeiçoou a ti e te escolheu; pelo contrário, és o menor entre todos os povos;  8mas porque Javé te ama e quer cumprir o juramento feito a teus pais, com mão poderosa te tirou e te resgatou da casa da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. 9Reconhece, pois, que Javé, teu Deus, ele sim é Deus; o Deus fiel, que guarda a aliança e a bondade até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10e que também retribui pessoalmente aos que o odeiam, fazendo-os perecer; não tardará, mas retribuirá prontamente a quem o odeia. 11Guarda os mandamentos, leis e costumes que hoje te mando pôr em prática. 12E por teres obedecido a esses costumes e os teres guardado e cumprido, Javé, teu Deus, guardará contigo a aliança e a bondade que jurou a teus pais. 13Ele te amará, te abençoará e te multiplicará; abençoará o fruto de teu seio e o fruto de tua terra – teu trigo, teu vinho e teu óleo – as crias de tuas vacas e as de tuas ovelhas, na terra que a teus pais jurou dar-te. 14Serás bendito mais que todos os povos; não haverá no meio de ti homem ou mulher estéril, nem animal estéril em teu gado. 15Javé afastará de ti toda enfermidade; e todas as epidemias funestas do Egito, que bem conheces, não as mandará sobre ti, mas sobre todos aqueles que te odeiam”.

Javé estará com seu povo.

16“Exterminarás, pois, todos os povos que Javé, teu Deus, está para te entregar. Não terás piedade deles, e assim não servirás a seus deuses, porque isto seria um laço para ti. 17Talvez penses contigo mesmo: ‘Estas nações são mais numerosas do que eu; como poderei expulsá- -las?’ 18Não as temas: lembra-te bem do que Javé, teu Deus, fez ao faraó e a todo o Egito, 19das grandes provas que viste com teus olhos, dos sinais e prodígios, e da mão poderosa e do braço estendido, com que Javé, teu Deus, te fez sair. Assim fará Javé, teu Deus, com todos os povos dos quais tens medo. 20Além disso, Javé, teu Deus, mandará vespas contra eles, até que pereçam os que ficarem e os que se tiverem escondido de ti.  21Não tremas diante deles, porque Javé, teu Deus, o Deus grande e terrível, está no meio de ti.  22Javé, teu Deus, vai expulsar pouco a pouco de tua frente estas nações; não poderás destruí-las rapidamente, para que não se multipliquem para teu dano os animais ferozes. 23Mas Javé, teu Deus, as entregará a ti e lançará sobre elas um grande pânico, até que sejam exterminadas.  24Entregará em tuas mãos seus reis, e tu farás desaparecer seus nomes de debaixo do céu; ninguém te poderá resistir, até que os tenhas exterminado. 25Lançareis no fogo as imagens de seus deuses; não cobiçarás a prata nem o ouro que os recobrem, retendo-os para ti, para não seres preso no laço por eles; pois isto é uma abominação para Javé, teu Deus.  26Não introduzirás em tua casa uma abominação, porque te tornarias anátema igual a ela; deves detestá-la e abominá-la com horror, porque é votada ao extermínio”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital