Antigo Testamento / Deuteronômio

Conquista do reino de Og.

Capítulo 3

1“Voltando, subimos pelo caminho de Basã; e Og, rei de Basã, veio a nosso encontro em Edrai, com toda a sua gente, para combater contra nós. 2E Javé me disse: ‘Não o temas, porque eu o entreguei em tuas mãos com toda a sua gente e seu país; farás com ele como fizeste com Seon, rei dos amorreus, que morava em Hesebon’. 3Assim Javé, nosso Deus, entregou em nossas mãos também Og, rei de Basã, com toda a sua gente, e nós o derrotamos, a ponto de não lhe deixar nenhum sobrevivente. 4Nessa ocasião lhe tomamos todas as cidades; não houve cidade que não lhes tomássemos: sessenta cidades, toda a região de Argob, o reino de Og em Basã. 5Todas essas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; sem contar o grande número de cidades sem muros. 6E nós as votamos ao interdito, como tínhamos feito com Seon, rei de Hesebon; votamos ao interdito cada cidade: homens, mulheres e crianças, 7mas reservamos como nossa presa todo o gado e os despojos das cidades.  8Tomamos, assim, naquela ocasião, dos dois reis amorreus, o território do outro lado do Jordão, desde a torrente do Arnon até o monte Hermon, 9chamado Sarion pelos sidônios e Sanir pelos amorreus; 10todas as cidades do planalto, todo o Galaad e todo o Basã, até Selca e Edrai, cidades do reino de Og, em Basã. 11Porque Og, rei de Basã, era o último sobrevivente dos rafaim; seu leito, um leito de ferro, é o que está em Rabá dos amonitas; mede nove côvados de comprimento e quatro de largura, em côvados comuns”.


Divisão dos territórios conquistados.

12“Foi então que tomamos posse daquela terra. Dei aos rubenitas e aos gaditas o território desde Aroer,
à margem da torrente do Arnon, e a metade da região montanhosa de Galaad com suas cidades.
13À meia tribo de Manassés dei o restante de Galaad e todo o Basã, o reino de Og. Toda a região de Argob com todo o Basã se chamava terra dos rafaim.  14Jair, filho de Manassés, tomou toda a região de Argob até a divisa com os gessuritas e os maacatitas e deu seu nome às aldeias de Basã, que ainda hoje se chamam aldeias de Jair. 15A Maquir dei Galaad. 16Aos rubenitas e aos gaditas dei o território de Galaad até a torrente do Arnon, com a metade do vale que serve de limite, e até a torrente do Jaboc, fronteira dos amonitas; 17e ainda a planície com o Jordão como limite, desde Quineret até o mar da planície, o mar Salgado, ao pé das encostas do Fasga, ao oriente. 18Naquele tempo vos dei esta ordem: ‘Javé, vosso Deus, vos deu como propriedade esta terra: vós todos, homens valentes, marchareis armados à frente dos israelitas, vossos irmãos. 19Somente vossas mulheres, vossas crianças e vosso gado – sei que tendes muito gado – ficarão nas cidades que vos dei, 20até que Javé tenha dado descanso a vossos irmãos, como a vós, e que também eles tenham tomado posse da terra que Javé, vosso Deus, lhes dá do outro lado do Jordão; então voltareis cada qual para a propriedade que vos dei’. 21Na mesma ocasião, dei a Josué esta ordem: ‘Teus olhos viram tudo o que Javé, vosso Deus, fez a esses dois reis: assim fará Javé a todos os reinos que vais atravessar. 22Não tenhas medo deles, porque Javé, vosso Deus, combate por vós’”.

Moisés excluído da terra prometida.

23“Naquele tempo supliquei a Javé, dizendo:  24‘Senhor Javé, vós começastes a mostrar a vosso servo vossa grandeza e vossa mão poderosa: qual é o deus, no céu ou na terra, que pode fazer obras e portentos como os vossos?  25Eu vos peço: deixai-me atravessar, para ver a boa terra que está além do Jordão, essas belas montanhas e o Líbano!’ 26Mas Javé se irritou contra mim, por vossa causa, e não me atendeu. Javé me disse: ‘Basta, não me fales mais nisto. 27Sobe ao cume do Fasga, ergue teu olhar para o ocidente e o norte, para o sul e o oriente; contempla com teus olhos, porque não passarás esse Jordão.  28Entrega o comando a Josué, anima-o e encoraja-o; pois ele passará à frente desse povo e o fará possuir a terra que verás’. 29Assim permanecemos no vale, diante de Bet-Fegor”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital