Antigo Testamento / Deuteronômio

Promulgação pública da lei.

Capítulo 27

1Moisés e os anciãos de Israel deram ao povo esta ordem: “Observai todos os mandamentos que hoje vos prescrevo. 2No dia em que passareis o Jordão para entrardes na terra que Javé, vosso Deus, vos dá, levantareis grandes pedras e as revestireis de cal. 3Escrevereis nelas todas as palavras desta lei, quando tiverdes atravessado para entrar na terra que Javé, vosso Deus, vos dá, terra onde corre leite e mel, como vos prometeu Javé, Deus de vossos pais. 4Depois de atravessado o Jordão, levantareis essas pedras, como hoje vos ordeno, sobre o monte Ebal, e as revestireis de cal. 5Lá construireis um altar de pedras não trabalhadas por ferro algum; 6de pedras brutas construireis o altar de Javé, teu Deus, e sobre este altar oferecereis holocaustos a Javé, vosso Deus. 7Oferecereis sacrifícios de comunhão, dos quais comereis ali mesmo e vos alegrareis diante de Javé, vosso Deus. 8Sobre as pedras escrevereis com toda a clareza as palavras desta lei”. 9Moisés e os sacerdotes levitas disseram a todo o Israel: “Guardai silêncio e ouvi, ó Israel: hoje vos tornastes o povo de Javé, vosso Deus; 10obedecereis, portanto, à voz de Javé, vosso Deus, e guardareis seus mandamentos e suas leis que hoje vos prescrevo”.

 

Maldições aos transgressores.

11Naquele dia, Moisés deu ao povo a seguinte ordem: 12“Quando tiverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Garizim para abençoar o povo: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim. 13Estes estarão sobre o monte Ebal para a maldição: Rúben, Gad, Aser, Zabulon, Dã e Neftali. 14Os levitas tomarão a palavra e dirão em alta voz a todos os homens de Israel: 15‘Maldito seja aquele que faz um ídolo esculpido ou de metal fundido, coisa abominável para Javé, obra de artesão, e o põe em lugar escondido’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 16‘Maldito seja aquele que despreza pai e mãe’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 17‘Maldito quem desloca a divisa de seu vizinho’; e todo o povo dirá: ‘Amém’ 18‘Maldito seja aquele que faz o cego errar o caminho’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 19‘Maldito seja aquele que lesa o direito do estrangeiro, do órfão ou da viúva’; e todo o povo dirá: ‘Amém’.20‘Maldito seja aquele que se deita com a mulher de seu pai, porque levanta a coberta do leito paterno’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 21‘Maldito seja aquele que tem relações com qualquer animal’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 22‘Maldito seja aquele que se deita com sua irmã, filha de seu pai ou de sua mãe’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 23‘Maldito seja aquele que se deita com sua sogra’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 24‘Maldito seja aquele que mata seu próximo à traição’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 25‘Maldito seja aquele que aceita presente para tirar a vida de um inocente’; e todo o povo dirá: ‘Amém’. 26‘Maldito seja aquele que não cumpre as palavras desta lei, para pô-las em prática’; e todo o povo dirá: ‘Amém’”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital