Antigo Testamento / Deuteronômio

Primícias e dízimos.

Capítulo 26

1“Quando tiveres entrado na terra que Javé, teu Deus, te dá e dela tiveres tomado posse e nela habitares,  2tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que colheres na terra que Javé, teu Deus, te dá e, colocando-as num cesto, as levarás ao lugar escolhido por Javé, teu Deus, para nele estabelecer seu nome. 3Tu te apresentarás ao sacerdote em função naqueles dias e lhe dirás: ‘Declaro hoje a Javé, meu Deus, que entrei na terra que Javé jurou a nossos pais que nos daria’. 4O sacerdote tomará de tua mão o cesto e o deporá diante do altar de Javé, teu Deus. 5Então dirás na presença de Javé, teu Deus: ‘Meu pai era um arameu errante que desceu ao Egito, onde viveu como emigrado, poucos em número, mas aí se tornou uma grande nação, forte e numerosa. 6Os egípcios nos maltrataram, nos oprimiram e nos submeteram a uma dura escravidão. 7Então clamamos a Javé, Deus de nossos pais, e Javé ouviu nossa voz, viu nossa miséria, nossa fadiga e nossa angústia. 8E Javé nos fez sair do Egito com mão poderosa e com braço estendido, com grande terror, com sinais e prodígios, 9e nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra onde corre leite e mel. 10E agora estou trazendo as primícias dos frutos da terra que me destes, ó Senhor’.
E as deporás diante de Javé, teu Deus, e te prostrarás diante de Javé, teu Deus.
11E te alegrarás com o levita e o estrangeiro que moram em teu meio, por todos os bens que Javé, teu Deus, te concedeu a ti e a tua casa”.
Rito para os dízimos trienais.

12“Quando acabares de separar todo o dízimo de tua colheita, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, tu o darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dele à saciedade em tuas cidades. 13Dirás então na presença de Javé, teu Deus: ‘Tirei de minha casa o que era consagrado e o dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, tudo conforme me ordenastes; não transgredi nem esqueci vossos mandamentos. 14Não comi dessas coisas durante meu luto, nada tirei estando impuro e nada ofereci por um morto; obedeci à voz de Javé, meu Deus; fiz tudo como me ordenaste. 15De tua santa morada do céu olha e abençoa teu povo Israel e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra onde corre leite e mel’. 16Hoje Javé, teu Deus, te ordena que pratiques estas leis e estes costumes; deves observá-los e pô-los em prática com todo o teu coração e com toda a tua alma. 17Hoje fizeste Javé declarar que ele será teu Deus, com a condição de andares em seus caminhos e observares suas leis, seus mandamentos e costumes, e obedeceres a sua voz. 18Javé te fez declarar hoje que tu serás seu povo particular, como te prometeu, com a condição de guardares todos os seus preceitos. 19Ele te elevará acima de todas as nações que fez, em honra, fama e glória; e serás um povo consagrado a Javé, teu Deus, como te prometeu”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital