Antigo Testamento / Deuteronômio

O divórcio.

Capítulo 24

1“Se um homem, depois de ter escolhido uma mulher e casado com ela, não se agradar mais dela, porque notou nela algum inconveniente, escreva-lhe uma certidão* de divórcio, que lhe entregará em mãos, e a despedirá de sua casa.  2Se ela, saindo da casa dele, se casar com outro homem 3e, se este segundo marido, não se agradando mais dela, lhe escrever e entregar em mãos uma certidão de divórcio e a despedir de sua casa, ou se morrer esse segundo marido que a havia desposado, 4o primeiro marido, que a tinha despedido, não poderá retomá-la por esposa, depois que ela se tornou impura, porque isto seria um ato abominável diante de Javé; e assim não mancharás de pecado a terra que Javé, teu Deus, te dá em herança. 5Um homem recém-casado não irá à guerra nem será encarregado de qualquer ofício; por um ano ficará livre em sua casa, para que possa dar alegria à mulher que desposou”.

 

Equidade e humanidade.

6
“Ninguém tomará como penhor as duas mós, nem mesmo a de cima, porque seria penhorar uma vida.
7Se for surpreendido alguém que tenha sequestrado um de seus irmãos israelitas e que o tenha reduzido à escravidão ou vendido, o sequestrador será morto, e assim extirparás o mal do meio de ti. 8Em caso de lepra, cuida de observar e seguir todas as instruções que vos darão os sacerdotes levitas; cuidareis de agir conforme lhes ordenei. 9Lembra-te do que Javé, teu Deus, fez a Maria durante a viagem, quando saíeis do Egito. 10Se emprestares a teu próximo uma coisa qualquer, não entrarás na casa dele para apanhar seu penhor: 11ficarás do lado de fora, e o homem a quem emprestaste te trará o penhor lá fora. 12Se ele for pobre, não irás dormir tendo o penhor em teu poder. 13Sem falta lhe devolverás o penhor ao pôr do sol, para que possa dormir com seu manto e te abençoe, e com isto farás um ato de justiça diante de Javé, teu Deus. 14Não deves explorar um assalariado humilde e pobre, quer seja ele um de teus irmãos, quer seja um dos estrangeiros que moram em tua terra, numa de tuas cidades. 15Tu lhe darás no mesmo dia seu salário, antes que o sol se ponha, pois é pobre e o espera ansioso; assim não clamará a Javé contra ti, e não cometerás um pecado. 16Não serão condenados à morte os pais por causa dos filhos, nem os filhos por causa dos pais; cada qual morrerá por seu próprio pecado. 17Não lesarás o direito de um estrangeiro ou de um órfão, nem tomarás como penhor a roupa de uma viúva. 18Recorda que foste escravo no Egito, de onde te resgatou Javé, teu Deus; é por isso que te mando agir assim. 19Quando fizeres a colheita em teu campo, se esqueceres algum feixe no chão, não voltes para apanhá- -lo: ficará para o estrangeiro, o órfão e a viúva, a fim de que Javé, teu Deus, te abençoe em todo trabalho de tuas mãos. 20Quando sacudires tuas oliveiras, não voltarás para apanhar o que ficou nos ramos: ficará para o estrangeiro, o órfão e a viúva. 21Quando colheres os cachos de tua vinha, não voltes para apanhar os que restaram: ficarão para o estrangeiro, o órfão e a viúva. 22Recorda que foste escravo na terra do Egito; é por isso que te mando agir assim”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital