Antigo Testamento / Deuteronômio

Festas: A Páscoa.

Capítulo 16

1“Guarda o mês de abib e celebra a Páscoa em honra de Javé, teu Deus, porque foi no mês de abib que Javé, teu Deus, te fez sair do Egito, de noite. 2Imolarás a Javé, teu Deus, o sacrifício pascal, tomando de teu gado e de teu rebanho, no lugar que Javé, teu Deus, tiver escolhido para nele fazer habitar seu nome. 3Com ele não comerás nada fermentado; durante sete dias comerás ázimos, pão de aflição, porque saíste do Egito a toda pressa, a fim de recordares por toda a vida o dia de tua saída da terra do Egito. 4Durante sete dias não se verá contigo fermento em todo o teu território; e da carne que tiveres imolado na tarde do primeiro dia, nada restará até a manhã seguinte. 5Não poderás imolar a vítima pascal em qualquer uma das cidades que Javé, teu Deus, te dá, 6mas sim no lugar que Javé, teu Deus, tiver escolhido para nele fazer habitar seu nome† é que imolarás a vítima pascal, pela tarde, ao pôr do sol, hora de tua saída do Egito. 7Cozinharás e comerás a vítima no lugar escolhido por Javé, teu Deus. Na manhã seguinte poderás voltar e ir para tuas tendas. 8Durante seis dias comerás pães ázimos, e no sétimo dia haverá uma assembleia em honra de Javé, teu Deus; não farás trabalho algum”.

Pentecostes.

9“Contarás sete semanas; a partir do dia em que iniciarem a ceifar a messe, começarás a contar sete semanas. 10Então celebrarás a festa das Semanas em honra de Javé, teu Deus, trazendo ofertas voluntárias de tua mão, na medida em que Javé, teu Deus, te houver abençoado. 11E te alegrarás na presença de Javé, teu Deus, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, com o levita que vive em tuas cidades, com o estrangeiro, o órfão e a viúva que moram em teu meio, no lugar escolhido por Javé, teu Deus, para nele fazer habitar seu nome. 12Lembra-te de que foste escravo no Egito; observa e pratica estas leis”.

Festa das Tendas.

13“Celebrarás a festa das Tendas durante sete dias, depois de haveres recolhido o produto de tua eira e de teu lagar. 14E te alegrarás em tua festa com teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita e o estrangeiro, o órfão e a viúva, que vivem em tuas cidades. 15Durante sete dias festejarás Javé, teu Deus, no lugar que Javé tiver escolhido; porque Javé, teu Deus, te abençoará em todas as tuas colheitas e em todo o trabalho de tuas mãos, e assim estarás plenamente satisfeito. 16Três vezes ao ano todos os teus homens se apresentarão diante de Javé, teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido: na festa dos Ázimos, na festa das Semanas e na festa das Tendas. Ninguém comparecerá diante de Javé de mãos vazias: 17cada um traga sua oferta na medida da bênção que Javé, teu Deus, lhe tiver concedido”.

Deveres dos juízes.

18“Constituirás juízes e oficiais para cada uma de tuas tribos em todas as cidades que Javé, teu Deus, te dá, para que julguem o povo com sentenças justas. 19Não distorcerás o direito, não farás acepção de pessoas nem aceitarás presentes, porque o presente cega os olhos dos sábios e corrompe as sentenças dos justos. 20Segue estritamente a justiça, a fim de viveres e possuíres a terra que Javé, teu Deus, te dá”. Repressão da apostasia.21“Não plantarás nenhum tronco sagrado, ou árvore qualquer junto do altar de Javé, teu Deus, que fizeres para ti; 22nem levantarás colunas sagradas, o que Javé, teu Deus, detesta”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital