Antigo Testamento / Deuteronômio

Santuário único.

Capítulo 12

1“São estas as leis e os costumes que cuidareis de praticar na terra que Javé, Deus de vossos pais, vos deu como propriedade por todo o tempo que viverdes na terra. 2Destruireis inteiramente todos os lugares onde as nações, que ides conquistar, prestaram culto a seus deuses sobre as altas montanhas, sobre as colinas e debaixo de toda árvore frondosa. 3Demolireis seus altares, quebrareis suas colunas sagradas, queimareis no fogo seus troncos idolátricos, abatereis as estátuas esculpidas de seus deuses, fazendo desaparecer seus nomes daquele lugar. 4Não fareis assim com Javé, vosso Deus;  5mas o procurareis no lugar que Javé, vosso Deus, tiver escolhido entre todas as vossas tribos, para pôr ali seu nome. Lá deveis ir, 6e para lá levareis vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, vossas contribuições, vossas promessas, vossas ofertas espontâneas e os primogênitos de vosso gado e de vosso rebanho.  7Lá comereis diante de Javé, vosso Deus, e vos alegrareis vós e vossas famílias por todo empreendimento de vossa mão, no qual Javé, vosso Deus, vos tiver abençoado. 8Não fareis como nós fazemos aqui agora: cada qual faz tudo o que lhe parece bom;  9porque até agora não entrastes ainda no repouso e na herança que Javé, vosso Deus, vos concede. 10Mas quando, atravessado o Jordão, habitardes na terra que Javé, vosso Deus, vos dá como herança, ele vos dará descanso de todos os vossos inimigos ao redor e habitareis em segurança. 11Então levareis para o lugar que Javé, vosso Deus, tiver escolhido, para fazer habitar nele seu nome, tudo o que vos ordeno: vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, vossas contribuições e todas as ofertas escolhidas que tiverdes prometido a Javé, vosso Deus;  12e vos alegrareis diante de Javé, vosso Deus, vós, vossos filhos, vossas filhas, vossos servos, vossas servas e o levita que mora em vossas cidades, porque ele não tem parte nem herança convosco”.


Normas sobre os sacrifícios.

13“Guarda-te de oferecer teus holocaustos em qualquer lugar que vires; 14mas é no lugar que Javé escolher numa de tuas tribos que oferecerás teus holocaustos e ali farás tudo o que te ordeno. 15No entanto, toda vez que o desejares, poderás matar animais e comer sua carne em todas as tuas cidades, conforme a bênção que Javé, teu Deus, te houver concedido; quem é impuro e quem é puro poderão comer igualmente, como se faz com a gazela e com o cervo; 16somente não comerás o sangue, mas o derramarás no chão como água. 17Não poderás comer em tua cidade o dízimo de teu trigo, de teu vinho novo e de teu azeite, os primogênitos de teu gado e de teu rebanho, nem qualquer coisa que tiveres oferecido como promessa, nem tuas oferendas voluntárias e nem tuas contribuições; 18mas o comerás diante de Javé, teu Deus, no lugar que Javé, teu Deus, tiver escolhido, tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva e o levita que mora em tuas cidades; e te alegrarás diante de Javé, teu Deus, por toda obra a de tuas mãos. 19Guarda-te de desamparar o levita enquanto viveres em tua terra. 20Quando Javé, teu Deus, tiver alargado teu território, como te prometeu, e tu disseres: ‘Eu queria comer carne’, e porque é teu desejo comê-la, poderás comer carne à vontade. 21Se for longe de ti o lugar que Javé, teu Deus, tiver escolhido para nele fazer morar seu nome, matarás de teu gado ou de teu rebanho que Javé te houver dado, conforme te ordenei, e poderás comer em tuas cidades o quanto quiseres. 22Mas comerás como se come carne de gazela e de cervo; o impuro e o puro poderão igualmente comer. 23Cuida, porém, de não comer o sangue, pois o sangue é a vida; não comerás, portanto, a vida junto com a carne. 24Não o comas, mas derrama-o no chão como água. 25Não o comas, para que sejas feliz tu e teus filhos depois de ti, por teres feito aquilo que agrada a Javé. 26Mas as coisas santas que tens para oferecer e aquelas das quais fizeste uma promessa, tu as tomarás contigo e irás ao lugar que Javé tiver escolhido,  27e oferecerás teus holocaustos, a carne e o sangue sobre o altar de Javé, teu Deus; o sangue de teus sacrifícios será derramado sobre o altar de Javé, teu Deus, e a carne a comerás. 28Observa e pratica todas estas ordens que te dou, a fim de que sejas feliz tu e teus filhos depois de ti, para sempre, por teres feito o que é bom e justo aos olhos de Javé, teu Deus”.

Contra os ritos cananeus.

29“Quando Javé, teu Deus, tiver exterminado* diante de ti as nações, em cuja terra entrarás para desalojá-las, e quando as tiveres conquistado e habitares em sua terra,  30cuida de não seres seduzido para seguir seu exemplo, depois que forem aniquiladas diante de ti. Não faças indagações sobre seus deuses, como, por exemplo: ‘Como é que estas nações serviam a seus deuses? Eu também farei o mesmo’. 31Não farás assim com Javé, teu Deus, porque elas praticavam para seus deuses tudo o que há de abominável e de odioso aos olhos de Javé; chegaram a queimar no fogo, para seus deuses, seus filhos e suas filhas!”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital