Antigo Testamento / Daniel

A visão do homem vestido de linho.

Capítulo 10

1No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, chamado Baltazar: palavra verdadeira e grandiosa luta. Ele compreendeu a palavra e teve entendimento da visão. 2Naqueles dias eu, Daniel, estive de luto durante três semanas. 3Não comi manjares delicados, nem carne, nem vinho entraram em minha boca e não me ungi com unguento até que se completassem três semanas. 4No dia vinte e quatro do primeiro mês, enquanto eu estava na beira do grande rio, isto é, o Tigre, 5levantei os olhos e vi um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puro na cintura. 6Seu corpo parecia com o topázio, seu rosto tinha o aspecto do relâmpago, seus olhos eram como tochas acesas, seus braços e suas pernas brilhavam como bronze reluzente e o som de suas palavras era como o clamor de uma multidão. 7Somente eu, Daniel, vi a visão, pois os homens que estavam comigo não a viram, mas um grande terror apoderou-se deles e fugiram para se esconder.8Assim fiquei sozinho a contemplar aquela grande visão. Eu me sentia sem forças; meu semblante mudou de cor e se desfigurou e as forças me faltaram. 9Então ouvi o som de suas palavras, mas, logo que ouvi o som de suas palavras, caí sobre meu rosto num profundo sono, com o rosto em terra.

Aparição do anjo.

10A mão de alguém me tocou e me fez levantar, todo tremendo, sobre os joelhos e as palmas das mãos. 11Depois disse-me: “Daniel, homem predileto, entende as palavras que te dirijo, põe-te em pé, porque agora fui mandado a ti”. Quando me disse isto, pus-me de pé todo tremendo. 12Ele me disse: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que te esforçaste para entender, humilhando-te diante de Deus, tuas palavras foram ouvidas e eu vim por causa de tuas palavras. 13Mas o príncipe do reino da Pérsia opôs-se a mim durante vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu auxílio e eu fiquei lá com os reis da Pérsia. 14Agora vim para fazer-te entender o que acontecerá a teu povo no fim dos dias, porque a visão é para os dias que ainda virão”. 15Enquanto ele falava comigo desta maneira, inclinei o rosto para o chão sem nada dizer. 16E alguém com o semblante dos filhos de homens tocou-me os lábios; eu abri a boca, falei e disse àquele que estava de pé diante de mim: “Meu senhor, por causa desta visão minhas dores voltaram sobre mim e perdi todas as forças. 17Como poderia este servo de meu senhor falar com meu senhor, já que não restou em mim nenhum vigor e me falta também a respiração?” 18Então aquele ser semelhante a um homem tocou-me de novo, restituiu-me as forças 19e me disse: “Não temas, homem predileto, a paz esteja contigo! Sê forte e corajoso!” Enquanto ele falava comigo, senti que me voltavam as forças e disse: “Fale meu senhor, pois me reconfortaste”.20Então ele me disse: “Sabes por que vim a ti? Agora voltarei para lutar com o príncipe da Pérsia; e quando eu sair, virá o príncipe da Grécia. 21Eu te declararei o que está escrito no livro da verdade. Ninguém luta a meu lado contra estes senão Miguel, vosso príncipe.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital