Novo Testamento / Colossenses

Saudação.

Capítulo 1

1Paulo, Apóstolo do Cris­to Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, 2ao povo santo de Colossos, irmãos fiéis em Cristo. A vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai!

Ação de graças.

3Não cessamos de dar graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, em nossas orações por vós, 4pelas notícias recebidas acerca de vossa fé em Cristo Jesus e da caridade que tendes para com todo o povo santo, 5em razão da esperança que vos está reservada nos céus. Desta esperança, vós outrora ouvistes o anúncio pela palavra da verdade, o Evangelho, 6que chegou até vós, bem como ao mundo todo, onde ele frutifica e se desenvolve; assim também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus na verdade. 7Foi Epafras, nosso querido companheiro no ministério, que vos instruiu: ele nos substitui como fiel ministro de Cristo 8e foi ele mesmo que nos deu a conhecer vosso amor no Espírito.

Oração pela Igreja.

9É por isso que também nós, desde o dia em que recebemos essas notícias, não cessamos de rezar por vós e de pedir a Deus que vos faça chegar ao pleno conhecimento de sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual, 10para que assim possais levar uma vida digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, produzindo frutos de toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; 11animados duma possante energia segundo seu glorioso poder, para serdes fortes e pacientes em tudo; 12agradecendo a Deus Pai, que vos tornou dignos de participar da herança dos santos na luz.

Hino ao Cristo, Senhor do universo.

13Ele nos libertou do poder das trevas
e nos transferiu para o reino de seu Filho amado,
14no qual temos a redenção, o perdão dos pecados. 15Ele é a imagem do Deus invisível,
primogênito de toda criatura,
16pois nele foram criadas todas as coisas
nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis:
majestades, domínios, soberanias e autoridades:
tudo foi criado por meio dele e para ele.
17Ele existe antes de todas as coisas;
o universo é mantido por ele.
18Ele é também a Cabeça do Corpo, que é a Igreja.
Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos,
para ter em tudo a primazia,
19pois Deus quis fazer habitar nele toda a plenitude 20e por meio dele reconciliar consigo todas as criaturas,
pacificando com o sangue de sua cruz
as coisas da terra e as do céu.
21Também vós outrora éreis estrangeiros e inimigos por vossos pensamentos e vossas obras más, 22porém agora ele vos reconciliou em seu corpo de carne, entregando-o à morte, para vos fazer comparecer perante ele santos, sem mancha e irrepreensíveis,
23contanto que permaneçais consolidados e firmes na fé, sem vos deixar desviar da esperança prometida pelo Evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura sob o céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

O combate do Apóstolo.

24Agora me alegro com os sofrimentos que suporto por vós e vou completando em minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, em favor de seu Corpo, que é a Igreja, 25da qual fui constituído ministro em virtude da missão que Deus me confiou junto de vós, de completar o anúncio da palavra de Deus. 26Esta palavra é o mistério escondido desde os séculos e as gerações, mas que agora Deus acaba de revelar a seu povo santo.
27A estes, Deus quis manifestar a gloriosa riqueza deste mistério entre os pagãos, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória. 28Este Cristo, nós o anunciamos, exortando a todos e instruindo-os em toda sabedoria, a fim de torná-los todos perfeitos em Cristo. 29E é justamente por essa causa que me canso lutando, com sua energia que age em mim com poder.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital