Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Discussão em Antioquia.

Capítulo 15

1Entretanto, alguns que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos, dizendo: “Se não vos fazeis circuncidar, conforme a tradição de Moisés, não podereis ser salvos”. 2Isto provocou conflito e séria discussão de Paulo e Barnabé com eles. Ficou decidido então que Paulo, Barnabé e mais alguns deles subiriam a Jerusalém, para consultar os apóstolos e os anciãos sobre essa questão. 3Eles, portanto, depois de terem sido escoltados pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, contando a conversão dos pagãos e causando grande alegria a todos os irmãos. 4Chegados a Jerusalém, foram acolhidos pela Igreja, pelos apóstolos e pelos anciãos, e narraram tudo quanto Deus havia realizado com eles.

Concílio de Jerusalém.

5Mas alguns do partido dos fariseus, que tinham abraçado a fé, intervieram para declarar que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a lei de Moisés. 6Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para examinar essa questão. 7Depois de longa discussão, Pedro levantou-se e disse: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus fez uma escolha entre vós, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra da Boa Nova e abraçassem a fé. 8E Deus, que conhece os corações, testemunhou em favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como a nós. 9Não fez nenhuma distinção entre eles e nós, pois purificou os corações deles pela fé. 10Por que, então, continuais a tentar a Deus, impondo aos discípulos um jugo que nem nossos pais, nem nós mesmos tivemos a força de suportar? 11Nós cremos que é pela graça do Senhor Jesus que somos salvos, exatamente como eles”. 12Então toda a assembleia fez silêncio para ouvir Barnabé e Paulo que referiam quantos sinais e prodígios Deus realizara entre os pagãos por meio deles. 13Quando acabaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me. 14Simeão expôs como, desde o início, Deus cuidou de tirar dentre os pagãos um povo reservado a seu nome. 15Com isto concordam as palavras dos Profetas, como está escrito: 16‘Depois disso voltarei
e reerguerei a tenda de Davi que tinha caído;
reconstruirei suas ruínas e a porei de novo em pé,
17a fim de que o resto dos homens busque o Senhor,
assim como todas as nações
sobre as quais foi invocado meu nome,
disse o Senhor,
18que deu a conhecer essas coisas há séculos’. 19É por isso que, em minha opinião, não se deve inquietar aqueles que se convertem a Deus dentre os pagãos. 20Mas que se lhes ordene somente que se abstenham das imundícies dos ídolos, das uniões ilegítimas, das carnes sufocadas e do sangue.
21Pois, desde os tempos antigos, Moisés tem em cada cidade seus pregadores, que o leem nas sinagogas todos os sábados”.

As decisões e a carta do Concílio.

22Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a Igreja, decidiram escolher alguns deles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens de grande prestígio entre os irmãos, 23e lhes entregaram a seguinte carta:
“Os irmãos apóstolos e anciãos, aos irmãos de Antioquia, da Síria e da Cilícia, procedentes do paganismo, saudações!
24Ficamos sabendo que alguns daqui, sem autorização nossa, foram perturbar-vos com suas palavras e inquietar vossos ânimos. 25Por unanimidade decidimos então escolher alguns mensageiros e enviá-los a vós, com nossos caríssimos Barnabé e Paulo, 26homens que têm dedicado sua vida ao nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Portanto, enviamos a vós Judas e Silas que, de viva voz, também lhes comunicarão a mesma coisa. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum outro ônus além disto que é indispensável: 29que vos abstenhais de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, dos animais sufocados e das uniões ilegítimas. Estareis procedendo bem guardando-vos dessas coisas. Felicidades!” 30Despedindo-se, pois, os delegados desceram a Antioquia, onde reuniram a multidão e entregaram a carta. 31Ao lê-la, alegraram-se com o encorajamento que ela trazia. 32Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos e os confortaram por meio de um longo discurso. 33No fim de algum tempo, os irmãos os despediram com votos de paz, a fim de regressarem para junto daqueles que os haviam enviado. 34A Silas, contudo, pareceu bem ficar ali, e Judas partiu sozinho.
35Paulo e Barnabé, entretanto, ficaram em Antioquia, onde, com muitos outros, ensinavam e evangelizavam a palavra do Senhor.

Começa a segunda viagem missionária: Paulo e Silas.

36Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: “Voltemos a visitar os irmãos em todas as cidades onde anunciamos a palavra do Senhor para ver como estão”. 37Barnabé queria levar também João, chamado Marcos; 38mas Paulo era de opinião que não deviam levar aquele que os havia abandonado na Panfília e não fora com eles para a missão. 39Discordaram a tal ponto que acabaram se separando um do outro: Barnabé navegou com Marcos para Chipre 40e Paulo escolheu Silas e partiu, depois de ter sido recomendado pelos irmãos à graça de Deus.

Timóteo é associado a Paulo e Silas.

41Atravessou a Síria e a Cilícia, confortando as Igrejas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital