Novo Testamento / Apocalipse

Canto de triunfo e núpcias do Cordeiro.

Capítulo 19

1Depois disso ouvi como que um forte vozerio de imensa multidão, no céu, que bradava:
“Aleluia!
A salvação, a glória e o poder pertencem a nosso Deus,
2pois são verdadeiros e justos seus julgamentos:
ele julgou a grande Prostituta,
que corrompia a terra com sua prostituição,
e vingou nela o sangue de seus servos!”
3E acrescentaram: “Aleluia! Dela sobe a fumaça pelos séculos dos séculos!”
4Então os vinte e quatro anciãos e os quatro seres vivos se prostraram para adorar a Deus, sentado no trono, e disseram: “Amém, Aleluia!”
5Nisto saiu do trono uma voz que dizia: “Louvai a nosso Deus, vós todos, seus servos, e vós que o temeis, pequenos e grandes!”

O banquete das núpcias do Cordeiro.

6Então ouvi como que o rumor de uma grande multidão, semelhante ao ruído de muitas águas e ao barulho de fortes trovões, aclamando:
“Aleluia!
Porque o Senhor, o Deus todo-poderoso,
tomou posse de seu reino.
7Alegremo-nos e exultemos,
a ele demos glória,
pois chegou o momento das núpcias do Cordeiro,
e sua esposa está preparada:
8foi-lhe dado vestir linho puro, resplandecente”.
Pois o linho são as boas ações dos santos.

9Depois me disse: “Escreve: felizes os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro!” E acrescentou: “Estas palavras de Deus são verdadeiras”.
10Caí então a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faças isso: sou um servo como tu e como teus irmãos que possuem o testemunho de Jesus; é a Deus que deves adorar”. O testemunho de Jesus é o espírito da profecia.

A vitória do Messias.

11Então vi o céu aberto, e apareceu um cavalo branco; quem o montava chamava-se “Fiel” e “Verdadeiro”; ele julga e combate com justiça. 12Seus olhos são chama de fogo; sobre sua cabeça há muitos diademas; sobre ele está escrito um nome, que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. 13O manto que o envolve está embebido de sangue e o nome com que é chamado é “Verbo de Deus”. 14Os exércitos do céu o acompanham em cavalos brancos, vestidos de linho de brancura resplandecente. 15De sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele as governará com cetro de ferro; ele pisa no lagar o vinho da cólera de Deus, soberano do universo. 16Um nome está escrito sobre seu manto e sobre sua coxa: “Rei dos reis e Senhor dos senhores”.
17Depois vi um anjo, de pé sobre o sol, gritar em alta voz a todas as aves que voavam no meio do céu: “Vinde, reuni-vos para o grande banquete de Deus, 18para comerdes carnes de reis, carnes de capitães, carnes de poderosos, carnes de cavalos com seus cavaleiros e carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes!”
19Vi então a Fera, junto com os reis da terra e seus exércitos reunidos para combater contra aquele que estava sentado sobre o cavalo e seu exército. 20Mas a Fera foi aprisionada, junto com o falso profeta, aquele que realizou, na presença dela, prodígios pelos quais ele seduzia os que tinham a marca da Fera e os adoradores de sua imagem; os dois foram lançados vivos no lago de fogo de enxofre ardente. 21Os outros foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava sentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram de suas carnes.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital