+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1,16.18-21.24
1Lista dos antepassados de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão foi pai de Isaac. Isaac, pai de Jacó. Jacó, pai de Judá e de seus irmãos. 3Da união de Judá e Tamar nasceram Farés e Zara. Farés foi pai de Esrom. Esrom, pai de Aram. 4Aram foi pai de Aminadab. Aminadab, pai de Naasson. Naasson, pai de Salmon. 5Da união de Salmon e Raab nasceu Booz. Da união de Booz e Rute nasceu Obed. Obed foi pai de Jessé. 6Jessé foi pai do rei Davi.
Da união de Davi com aquela que fora mulher de Urias, nasceu Salomão. 7Salomão foi pai de Roboão. Roboão, pai de Abias. Abias, pai de Asa. 8Asa foi pai de Josafá. Josafá, pai de Jorão. Jorão, pai de Ozias. 9Ozias foi pai de Joatão. Joatão, pai de Acaz. Acaz, pai de Ezequias. 10Ezequias foi pai de Manassés. Manassés, pai de Amon. Amon, pai de Josias. 11Josias foi pai de Jeconias e de seus irmãos no tempo do exílio de Babilônia. 12E depois do exílio de Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel. Salatiel, pai de Zorobabel.13Zorobabel foi pai de Abiud. Abiud, pai de Eliacim. Eliacim, pai de Azor. 14Azor foi pai de Sadoc. Sadoc, pai de Aquim. Aquim, pai de Eliud. 15Eliud foi pai de Eleazar. Eleazar, pai de Matã; Matã, pai de Jacó. 16Jacó foi pai de José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 21Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta com estas palavras:23“A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa ‘Deus conosco’”. 24Quando acordou, José fez o que o anjo do Senhor havia mandado. Levou sua esposa para casa
Palavra da Salvação.
Da união de Davi com aquela que fora mulher de Urias, nasceu Salomão. 7Salomão foi pai de Roboão. Roboão, pai de Abias. Abias, pai de Asa. 8Asa foi pai de Josafá. Josafá, pai de Jorão. Jorão, pai de Ozias. 9Ozias foi pai de Joatão. Joatão, pai de Acaz. Acaz, pai de Ezequias. 10Ezequias foi pai de Manassés. Manassés, pai de Amon. Amon, pai de Josias. 11Josias foi pai de Jeconias e de seus irmãos no tempo do exílio de Babilônia. 12E depois do exílio de Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel. Salatiel, pai de Zorobabel.13Zorobabel foi pai de Abiud. Abiud, pai de Eliacim. Eliacim, pai de Azor. 14Azor foi pai de Sadoc. Sadoc, pai de Aquim. Aquim, pai de Eliud. 15Eliud foi pai de Eleazar. Eleazar, pai de Matã; Matã, pai de Jacó. 16Jacó foi pai de José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. 21Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta com estas palavras:23“A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa ‘Deus conosco’”. 24Quando acordou, José fez o que o anjo do Senhor havia mandado. Levou sua esposa para casa
Palavra da Salvação.
A perícope evangélica da concepção virginal de Jesus tem sido objeto de controvérsia. As interpretações são desencontradas tanto por desconhecermos elementos fundamentais para compreendê-la, o que não acontecia com as comunidades primitivas, quanto por projetarmos nossos preconceitos sobre o texto bíblico.
O Evangelho detém-se na soleira do mistério insondável de Deus, numa atitude de respeito e reverência, sem se importar com especulações de caráter anatômico ou fisiológico. Só lhe interessam os elementos teológico-espirituais deste dado da fé da Igreja.
Jesus não entra na História como resultado do esforço humano de construir a própria salvação. Ele tem sua origem em Deus, em quem toda a sua existência está alicerçada.
Sua origem evoca o relato da criação, no Gênesis, onde tudo existe pela vontade soberana de Deus. Jesus, e com ele a salvação da humanidade, é a derradeira obra divina.
Jesus é o dom de Deus a ser acolhido pela humanidade. Torna-se, portanto, inútil qualquer esforço humano de construir a salvação pelas próprias mãos. O ser humano só pode salvar-se por obra de Deus. Qualquer outro caminho estará fadado ao fracasso.
A referência ao Espírito Santo aponta para um tipo de ação inefável e misteriosa de Deus em relação à mãe do Messias. O mesmo Espírito Santo, instrumento da ação divina desde os primórdios da Criação, fez-se também presente quando do nascimento do Messias Jesus. A esta força divina é que se deve sua presença no mundo.
O Evangelho detém-se na soleira do mistério insondável de Deus, numa atitude de respeito e reverência, sem se importar com especulações de caráter anatômico ou fisiológico. Só lhe interessam os elementos teológico-espirituais deste dado da fé da Igreja.
Jesus não entra na História como resultado do esforço humano de construir a própria salvação. Ele tem sua origem em Deus, em quem toda a sua existência está alicerçada.
Sua origem evoca o relato da criação, no Gênesis, onde tudo existe pela vontade soberana de Deus. Jesus, e com ele a salvação da humanidade, é a derradeira obra divina.
Jesus é o dom de Deus a ser acolhido pela humanidade. Torna-se, portanto, inútil qualquer esforço humano de construir a salvação pelas próprias mãos. O ser humano só pode salvar-se por obra de Deus. Qualquer outro caminho estará fadado ao fracasso.
A referência ao Espírito Santo aponta para um tipo de ação inefável e misteriosa de Deus em relação à mãe do Messias. O mesmo Espírito Santo, instrumento da ação divina desde os primórdios da Criação, fez-se também presente quando do nascimento do Messias Jesus. A esta força divina é que se deve sua presença no mundo.