Antigo Testamento / Números

Sacrifício cotidiano.

Capítulo 28

1Javé disse a Moisés:  2“Ordena aos israelitas e dize-lhes: Tereis o cuidado de me apresentar no tempo prescrito minha oferenda, meu alimento para minhas ofertas queimadas de perfume agradável. 3Tu lhes dirás: É esta a oferta queimada que oferecereis a Javé: cada dia dois cordeiros de um ano, sem defeito, em holocausto perpétuo. 4Oferecerás um dos cordeiros pela manhã e o outro ao entardecer;  5e para a oblação, um décimo de efá de flor de farinha amassada com um quarto de hin de óleo de olivas esmagadas. 6É o holocausto perpétuo que foi oferecido no monte Sinai, oferenda queimada de perfume agradável a Javé. 7Sua libação será de um quarto de hin para cada cordeiro, e a libação de bebida inebriante a Javé será feita no lugar sagrado. 8O outro cordeiro será oferecido ao entardecer, com uma oblação e uma libação semelhantes às da manhã: é uma oferenda queimada de perfume agradável a Javé.

 

Sacrifício do sábado.

9No dia de sábado oferecereis dois cordeiros de um ano, sem defeito, e, como oblação, dois décimos de flor de farinha amassada com óleo, com sua libação.  10Este é o holocausto do sábado, de cada sábado, além do holocausto perpétuo e de sua libação.

Sacrifício do início do mês.

11No primeiro dia de cada mês oferecereis em holocausto a Javé dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito,  12e três décimos de flor de farinha amassada com óleo, como oblação para cada novilho, e dois décimos de flor de farinha amassada com óleo, como oblação pelo carneiro, 13e um décimo de flor de farinha amassada com óleo, como oblação para cada cordeiro: é um holocausto de perfume agradável, oferenda queimada em honra de Javé. 14Suas libações serão de meio hin de vinho para cada novilho, um terço de hin pelo carneiro e um quarto de hin de vinho para cada cordeiro. Este é o holocausto de cada mês, para todos os meses do ano. 15Além do holocausto perpétuo, será oferecido a Javé um bode em sacrifício pelo pecado, com sua oblação.

A Páscoa.

16No dia quatorze do primeiro mês será a Páscoa de Javé.  17No dia quinze desse mês é dia de festa; durante sete dias se comerão pães ázimos. 18No primeiro dia haverá uma santa assembleia; não fareis nenhum trabalho servil. 19Oferecereis em holocausto, a ser queimado em honra de Javé, dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, sem defeito;  20a respectiva oblação de flor de farinha amassada com óleo, de três décimos para cada novilho, dois décimos pelo carneiro 21e um décimo para cada um dos sete cordeiros;  22e um bode em sacrifício pelo pecado, para fazer expiação por vós. 23Oferecereis tudo isto, além do holocausto da manhã, que é holocausto perpétuo. 24Assim oferecereis em cada um dos sete dias o alimento da oferta queimada em perfume agradável a Javé, além do holocausto perpétuo e da libação correspondente. 25No sétimo dia haverá uma santa assembleia e não fareis nenhum trabalho servil.

Pentecostes.

26No dia das primícias, quando apresentardes a Javé a oblação de frutos novos, na festa das Semanas, haverá uma santa assembleia e não fareis nenhum trabalho servil. 27Oferecereis em holocausto de perfume agradável a Javé dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano; 28sua oblação de flor de farinha amassada com óleo será de três décimos para cada novilho, dois décimos pelo carneiro 29e um décimo para cada um dos sete cordeiros; 30um bode em sacrifício pelo pecado para fazer expiação por vós. 31Fareis isto, além do holocausto perpétuo e da respectiva oblação e as libações correspondentes. Os animais devem ser sem defeito.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital