Antigo Testamento / Números

Derrota do rei de Arad.

Capítulo 21

1Quando o rei cananeu de Arad, que morava no Negueb, soube que Israel vinha pela estrada de Atarim, combateu contra ele e fez prisioneiros. 2Então Israel fez a Javé esta promessa: “Se entregardes este povo em minhas mãos, votarei suas cidades ao interdito”. 3Javé atendeu ao pedido de Israel e entregou os cananeus em suas mãos; Israel os votou ao interdito junto com suas cidades, e aquele lugar recebeu o nome de Horma.

A serpente de bronze.

4Os israelitas partiram do monte Hor na direção do mar Vermelho, para rodearem o país de Edom. Durante a viagem o povo perdeu a coragem  5e reclamava contra Javé e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes subir do Egito? Para morrermos no deserto? Não há pão, não há água e estamos enjoados deste alimento fraco”.  6Então Javé enviou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam, e morreu muita gente de Israel. 7O povo dirigiu-se a Moisés, dizendo: “Pecamos, reclamando contra Javé e contra ti; pede a Javé que afaste de nós as serpentes”. E Moisés rezou pelo povo. 8Javé disse-lhe: “Faze para ti uma serpente venenosa e suspende-a numa haste. Todo aquele que for mordido e olhar para ela ficará com vida”. 9Então Moisés fez uma serpente de bronze e suspendeu-a numa haste; quando alguém era mordido por serpente, olhava para a serpente de bronze e ficava com vida.

A caminho da Transjordânia.

10Depois os israelitas partiram e acamparam em Obot. 11Partindo de Obot, acamparam em Jeabarim, no deserto que está diante de Moab, ao oriente. 12Partiram dali e acamparam junto à torrente de Zared. 13Partindo dali, acamparam do outro lado do Arnon, que corre no deserto e nasce no território dos amorreus; pois o Arnon é a fronteira de Moab, entre Moab e os amorreus. 14Por isso se diz no Livro das Guerras de Javé:
“Vaeb, junto de Sufa, e a torrente do Arnon
15e o declive dos vales que se inclina para a sede de Ar e se apoia à fronteira de Moab”. 16Daí foram a Beer, que é o poço ao qual se referia Javé quando disse a Moisés: “Reúne o povo e eu lhe darei água”. 17Então Israel cantou este cântico:
“Jorra, ó poço; entoai-lhe cânticos;
18poço cavado pelos príncipes,
aberto pelos chefes do povo
com o cetro, com seus bastões”.
Do deserto foram a Matana 19de Matana para Naaliel, de Naaliel para Bamot 20e de Bamot ao vale que se abre nos campos de Moab, em direção às alturas do Fasga, que fica diante do deserto e o domina.

Vitória sobre Seon, rei dos amorreus.

21Então Israel mandou mensageiros a Seon, rei dos amorreus, para dizer-lhe: 22“Deixa-me passar pela tua terra. Não nos desviaremos pelos campos nem pelas vinhas e não beberemos água de teus poços; mas iremos pela estrada real até que tenhamos ultrapassado tuas fronteiras”. 23Mas Seon não deixou Israel atravessar seu território; reuniu toda a sua gente e marchou contra Israel no deserto; chegou a Jasa e combateu contra Israel. 24Israel derrotou-o, passando-o ao fio da espada, e conquistou seu país desde o Arnon até o Jaboc, até os confins dos amonitas, pois Jazer estava na fronteira dos amonitas. 25Israel tomou todas aquelas cidades e estabeleceu-se em todas as cidades dos amorreus, em Hesebon e em todas as suas aldeias. 26Porque Hesebon era a cidade de Seon, rei dos amorreus, o qual tinha feito guerra ao precedente rei de Moab, e lhe havia tomado toda a terra até o Arnon. 27Por isso dizem os poetas:
“Vinde a Hesebon; que seja reconstruída
e restaurada a cidade de Seon;
28porque um fogo saiu de Hesebon,
uma chama da cidade de Seon,
e devorou Ar Moab
e consumiu as alturas do Arnon.
29Ai de ti, Moab!
estás perdido, povo de Camos!
Fez de seus filhos fugitivos
e de suas filhas, escravas
de Seon, rei dos amorreus.
30Nós os crivamos de flechas;
desde Hesebon até Dibon tudo está em ruínas,
devastamos tudo até Nofe,
que está junto de Medaba.
31Assim Israel se estabeleceu na terra dos amorreus. 32A seguir, Moisés mandou explorar Jazer; os israelitas a tomaram junto com suas aldeias e expulsaram os amorreus que ali habitavam.

Vitória sobre Og, rei de Basã.

33Depois, mudando de direção, subiram a caminho de Basã. Og, rei de Basã, saiu-lhes ao encontro com toda a sua gente para combatê-los em Edrai.  34Javé disse a Moisés: “Não o temas, pois o entreguei em tuas mãos com todo o seu povo e sua terra; tu o tratarás como trataste Seon, rei dos amorreus, que habitava em Hesebon”. 35Eles o derrotaram junto com seus filhos e todo o seu povo, até não restar nenhum sobrevivente; e apoderaram- -se de seu país.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital