Antigo Testamento / Números

Águas de Meriba.

Capítulo 20

1Os israelitas, toda a comunidade, chegaram ao deserto de Sin no primeiro mês, e o povo acampou em Cades. Foi ali que morreu Maria e ali mesmo foi sepultada. 2Como faltasse água para a comunidade, amotinaram-se contra Moisés e Aarão.  3O povo discutia com Moisés e dizia: “Quem dera que tivéssemos morrido quando morreram nossos irmãos diante de Javé!  4Por que trouxestes a comunidade de Javé a este deserto? para morrermos aqui nós e nossos rebanhos? 5Por que nos fizestes sair da terra do Egito? para trazer-nos a este lugar miserável, que não serve para semear, que não tem figueiras, nem videiras, nem romãs e nem sequer água para beber?”  6Moisés e Aarão deixaram a comunidade, foram à entrada da tenda da reunião e se prostraram com o rosto em terra; então apareceu-lhes a glória de Javé.  7E Javé falou a Moisés, dizendo:  8“Toma a vara e reúne a comunidade, tu e Aarão, teu irmão; na presença deles falai à rocha, e ela dará suas águas; farás assim brotar água da rocha e darás de beber à comunidade e a seus animais”. 9oisés tomou a vara que estava diante de Javé, conforme lhe fora ordenado. 10Moisés e Aarão reuniram a comunidade diante da rocha, e disse Moisés: “Ouvi, ó rebeldes! Poderemos fazer brotar água desta rocha para vós?” 11Moisés levantou a mão e bateu duas vezes na rocha com a vara; jorrou água em abundância, e a comunidade e seus animais beberam. 12Javé disse a Moisés e Aarão: “Visto que não crestes em mim, de modo a manifestar minha santidade aos olhos dos israelitas, vós não introduzireis esta comunidade na terra que lhe dou”. 13Estas são as águas de Meriba, onde os israelitas discutiram com Javé, e ele manifestou sua santidade entre eles.

Partida de Cades.

14De Cades, Moisés enviou embaixadores ao rei de Edom, para lhe dizerem: “Israel, teu irmão, manda dizer-te: Tu conheces todas as tribulações por que passamos;  15como nossos pais desceram ao Egito e ali habitamos por longo tempo, e os egípcios nos maltrataram a nós e a nossos pais;  16como nós clamamos a Javé, que ele ouviu nossa voz e enviou um anjo que nos tirou do Egito. Agora estamos em Cades, cidade situada no limite de teu território.  17Deixa-nos passar por tua terra; não atravessaremos campos nem vinhas, nem beberemos água dos poços; seguiremos a estrada real, sem nos desviar para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos atravessado teu território”. 18Mas Edom respondeu-lhe: “Tu não passarás por meu território; do contrário, sairei armado a teu encontro”. 19Os israelitas lhe disseram: “Subiremos pela estrada batida; se nós ou nosso gado bebermos de tuas águas, pagaremos seu preço; deixa-nos simplesmente atravessar a pé”. 20Mas ele disse: “Não passarás”. E Edom saiu a seu encontro com um exército grande e forte.  21Assim Edom recusou deixar Israel passar por seu território, e Israel desviou-se dele.

Morte de Aarão.

22Então os israelitas, toda a comunidade, partiram de Cades e chegaram ao monte Hor.  23Javé falou a Moisés e a Aarão no monte Hor, nos confins da terra de Edom, dizendo:  24“Aarão vai ser reunido a sua gente, pois não deve entrar na terra que dou aos israelitas, porque fostes rebeldes a minha ordem nas águas de Meriba. 25Toma Aarão e seu filho Eleazar e faze-os subir ao monte Hor;  26despoja Aarão de seus paramentos, reveste com eles seu filho Eleazar; Aarão será reunido aos seus e ali morrerá”. 27Moisés fez como Javé havia ordenado, e subiram ao monte Hor à vista de toda a comunidade.  28Moisés tirou os paramentos de Aarão e com eles revestiu Eleazar, seu filho; e Aarão morreu ali, no alto do monte. Moisés e Eleazar desceram do monte. 29Toda a multidão compreendeu que Aarão tinha morrido e toda a casa de Israel o chorou durante trinta dias.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital