Sobre os Sacramentos

 
 

SANTA EUCARISTIA

 
 

 

  1. O que é o Sacramento da Santa Eucaristia?  O Sacramento da Santa Eucaristia é o verdadeiro Corpo e Sangue de Jesus Cristo juntamente com a Sua Alma e Divindade, sob as aparências de pão e vinho.

  2. Como se transformam o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo?  O pão e o vinho transformam-se no Corpo e Sangue de Cristo pelo poder de Deus, a Quem nada é impossível ou difícil.

  3. Quando é que o pão e o vinho se transformam no Corpo e Sangue de Cristo? O pão e o vinho transformam-se no Corpo e Sangue de Cristo quando as palavras de consagração, determinadas por Jesus Cristo, são pronunciadas pelo sacerdote na Santa Missa.

  4. Por que Cristo deu a Si próprio para nós na Santa Eucaristia?  Cristo deu a si próprio para nós na Santa Eucaristia para ser vida e alimento às nossas almas. «Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim também quem de mim se alimenta viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que vossos pais comeram, mas morreram; quem come deste pão viverá para sempre» (Jo. 6:55-58).

  5. É Cristo recebido por inteiro sob cada uma das espécies?  Cristo é recebido por inteiro sob cada uma das espécies.

  6. O que é necessário para se receber dignamente o Santíssimo Sacramento?  Para se receber o Santíssimo Sacramento dignamente é necessário estar em estado de graça e manter os jejuns prescritos; água não quebra este jejum.

  7. O que significa estar em estado de graça?  Estar em estado de graça significa estar livre de pecado mortal, e ser agradável a Deus.

  8. É um grande pecado receber a Santa Comunhão em pecado mortal?  É um grande pecado receber a Santa Comunhão em pecado mortal; «pois quem come e bebe, sem reconhecer o corpo do Senhor, come e bebe sua própria condenação.» (1 Cor. 11:29).

  9. A Santa Eucaristia é apenas um sacramento?  A Santa Eucaristia não é apenas um sacramento; é também um sacrifício.

  10. O que é um sacrifício?  Um sacrifício é a oferta de uma vítima realizada por um sacerdote a Deus somente, em reconhecimento de ser Ele Senhor Soberano de todas as coisas.

  11. Qual é o sacrifício da Nova Lei?  O sacrifício da Nova Lei é a Santa Missa.

  12. O que é a Santa Missa?   A Santa Missa é o Sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, realmente presente no altar sob as aparências de pão e vinho, oferecidos a Deus pelos  vivos e pelos mortos.

  13. São a Santa Missa e o Santo Sacrifício da Cruz um e o mesmo sacrifício?   A Santa Missa é o mesmo sacrifício que o da Cruz, na medida em que Cristo, que ofereceu a Si próprio, como vítima sangrenta, na Cruz ao Seu Pai Celeste, continua a oferecer a Si próprio de forma não-sangrenta no altar, através do ministério dos Seus sacerdotes.

  14. Com que finalidade é oferecido o sacrifício da Missa? O sacrifício da Missa é oferecido com quatro finalidades: primeira, para dar honra e glória suprema a Deus; segunda, para agradecer a Deus por todos os Seus benefícios; terceira, para satisfazer a Deus pelos nossos pecados, e obter a graça do arrependimento; e quarta, para obter todas as outras graças e bênçãos por intermédio de Jesus Cristo.

  15. É a Missa também um memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor?   A Missa é também um memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor, pois Cristo na Sua Última Ceia disse «Depois, tomando um pão e dando graças a Deus, partiu-o e deu-o a eles, dizendo: “Isto é meu corpo, dado por vós: fazei isto em memória de mim» (Lc. 22:19).

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital