Sobre a Caridade

 
 

O PRIMEIRO MANDAMENTO

 
 

  1. Qual é o primeiro mandamento? O primeiro mandamento é: «Não terás outros deuses diante de mim.  Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma daquilo que existe no alto, no céu, ou aqui embaixo, na terra, ou nas águas debaixo da terra.   Não te prostrarás diante delas, nem as servirás; pois eu sou Javé, teu Deus, um Deus apaixonado, que castigo a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam».

  2. O que nos ordena fazer o primeiro mandamento? O primeiro mandamento ordena-nos a cultuar o único, vivo e verdadeiro Deus, pela Fé, Caridade, Esperança e Religião.

  3. Quais são os pecados contra a Fé? Os pecados contra a Fé são todas as falsas religiões, dúvida voluntária, descrença ou negação de qualquer artigo de Fé, e também ignorância culpável das doutrinas da Igreja.

  4. De que forma nos expomos ao perigo de perder a Fé? Expomo-nos ao perigo de perder a Fé ao negligenciarmos os deveres espirituais, ao lermos livros maléficos, ao frequentarmos escolas não-católicas e ao participarmos em ofícios ou orações de uma falsa religião.

  5. Quais são os pecados contra a Esperança? Os pecados contra a Esperança são o desespero e a presunção.

  6. Quais são os principais pecados contra a Religião? Os principais pecados contra a Religião são o culto a falsos deuses e ídolos, e prestar a qualquer criatura culto que a Deus somente é devido.

  7. O Primeiro Mandamento proíbe fazer imagens? O primeiro mandamento não proíbe fazer imagens, mas fazer ídolos; isto é, este proíbe-nos de fazer imagens para serem honradas e adoradas como deuses.

  8. O primeiro mandamento proíbe comunicação com o demônio e práticas supersticiosas? O primeiro mandamento proíbe qualquer trato com o demônio e qualquer prática supersticiosa, tais como consultar espiritualistas e adivinhadores, confiar em encantos, agouros, sonhos, e outras tolices do gênero.

  9. São também proibidos pelo Primeiro Mandamento todos os pecados de sacrilégio e simonia? Todos os pecados de sacrilégio e simonia são proibidos pelo Primeiro Mandamento.

  10. É proibido prestar honra divina ou cultuar aos Anjos e aos Santos? É proibido prestar honra divina ou culto aos Anjos e aos Santos, pois estes são devidos exclusivamente a Deus.

  11. Que tipo de honra ou culto se deve prestar aos Anjos e aos Santos? Nós devemos prestar aos Anjos e aos Santos uma honra ou culto inferior dentro do 4 mandamento, pois este é-lhes devido na medida em que são servos e amigos especiais de Deus.

  12. Que honra devemos prestar às relíquias, crucifixos ou santas imagens? Devemos prestar às relíquias, crucifixos, e santas imagens a honra relativa, por estarem relacionadas a Cristo e aos Seus santos, e por serem memoriais deles.

  13. Nós rezamos para relíquias ou imagens? Nós não rezamos para relíquias ou imagens, pois estas não nos podem ver, ouvir ou ajudar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital