Sobre a Fé

 
 

O PRIMEIRO ARTIGO DO CREDO

 
 

  1. Qual é o primeiro artigo do Credo? O primeiro artigo do Credo é, «Creio em Deus, Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra».
  2. O que é Deus? Deus é o Espírito Supremo, o Único que existe por Si mesmo, e é infinito em todas as perfeições.

  3. Por que razão Deus é chamado de Todo-poderoso? Deus é chamado de «Todo-poderoso» porque não há nada que Ele não possa fazer: «para Deus tudo é possível» (Mt. 19:26).

  4. Por que Deus é chamado de «Criador do céu e da terra»? Deus é chamado de «Criador do céu e da terra» por que Ele fez o céu e a terra, e todas as coisas, do nada, pela Sua palavra.

  5. Deus teve início? Deus não teve início: Ele sempre foi, Ele é, e Ele sempre será.

  6. Onde está Deus? Deus está em toda a parte.

  7. Deus vê e sabe todas as coisas? Deus vê e sabe todas as coisas, até os nossos pensamentos mais secretos.

  8. Tem Deus algum corpo? Deus não tem corpo; Ele é um espírito.

  9. Existe um só Deus? Há apenas um Deus.

  10. Existem três Pessoas em Deus? Há três Pessoas em Deus: Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo.

  11. São essas três Pessoas três Deuses? Estas três Pessoas não são três Deuses: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo são um e o mesmo Deus.

  12. Como é chamado o mistério das três Pessoas em um Deus? O mistério das três Pessoas em um Deus é chamado de Mistério da Santíssima Trindade.

  13. O que entendes por mistério? Por mistério refiro-me a uma verdade que está acima da razão, mas que foi revelada por Deus.

  14. Há alguma semelhança à Santíssima Trindade na tua alma? Há esta semelhança com a Santíssima Trindade na minha alma: assim como num Deus há três Pessoas, há na minha alma três potências.

  15. Quais são as três potências da tua alma? As três potências da minha alma são: a minha memória, o meu entendimento, e a minha vontade.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital