Novo Testamento / São Mateus

Não julgar.

Capítulo 7

1“Não julgueis os outros, e Deus não vos julgará. 2Pois com o mesmo critério com que julgardes os outros, sereis julgados. E a mesma medida que usardes para medir os outros será aplicada também a vós. 3Por que observar o cisco que está no olho de teu irmão, se não enxergas a trave que está em teu olho? 4Como tens coragem de dizer ao irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco de teu olho’, sendo que tens uma trave no teu? 5Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e então enxergarás bem para poder tirar o cisco do olho de teu irmão”.

Respeito ao que é santo.

6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem e, voltando-se contra vós, eles vos dilacerem”.

Valor da oração.

7“Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e a porta vos será aberta. 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura acha; e ao que bate, abre-se a porta. 9Quem de vós dará uma pedra ao filho que lhe pedir pão? 10Ou lhe dará uma cobra, se lhe pedir peixe?11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

A regra de ouro.

12“Portanto, fazei aos outros tudo aquilo que quereis que eles vos façam: nisso se resumem a Lei e os Profetas”.

Os dois caminhos.

13“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçosa a estrada que leva à perdição. E são muitos os que entram por ela! 14Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E são poucos os que o encontram!”

A árvore e seus frutos.

15“Cuidado com os falsos profetas! Vêm a vós disfarçados, parecendo ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. 16Por seus frutos os conhecereis. Acaso se apanham uvas no meio de espinhos, ou se colhem figos de abrolhos? 17Assim, toda árvore boa dá bons frutos, mas a árvore má dá maus frutos. 18Uma árvore boa não pode dar frutos ruins, nem uma árvore ruim dar frutos bons. 19Toda árvore que não der fruto bom será cortada e jogada no fogo.20É portanto por seus frutos que os reconhecereis”.

Seguir a vontade de Deus.

21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos Céus; mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Muitos vão dizer-me naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que pregamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? Não fizemos muitos milagres em teu nome?’ 23Então, eu lhes direi: ‘Não vos conheço! Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!’ 24Assim, quem escuta essas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e se abateram contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Mas todo aquele que escuta essas minhas palavras e não as põe em prática faz como um ignorante que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e se abateram contra aquela casa, e ela desabou. Sua ruína foi grande.” 28Quando Jesus terminou esses discursos, as multidões estavam admiradas com sua doutrina. 29Pois ele as ensinava como alguém que possui autoridade e não como os escribas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital