Novo Testamento / São Mateus

As três tentações.

Capítulo 4

1Depois, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Durante quarenta dias e quarenta noites esteve jejuando; depois sentiu fome. 3Aproximando-se o tentador, disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. 4Mas ele respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. 5Em seguida, o diabo o levou à Cidade Santa e o colocou no ponto mais alto do templo 6e disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, lança-te lá embaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces com o pé em alguma pedra’”. 7Respondeu-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor, teu Deus’”. 8De novo, o diabo o levou para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo com seu esplendor 9e disse-lhe: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares”. 10Então Jesus lhe disse: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto’”. 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram para servi-lo.

Jesus começa a pregar.

12Quando soube que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou, então, Nazaré e foi morar em Cafarnaum, à beira-mar, nos territórios de Zabulon e de Neftali, 14para que se cumprisse o oráculo do profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, do outro lado do Jordão, Galileia dos gentios! 16O povo que morava nas trevas viu uma grande luz! E para os que se achavam na região escura da morte surgiu uma luz”. 17Desde então, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus”.

Vocação dos apóstolos.

18Andando junto ao mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse-lhes: “Segui-me, e vos farei pescadores de homens!” 20Eles deixaram logo suas redes e o seguiram. 21Mais adiante viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles logo deixaram a barca e o pai e o seguiram.

A multidão segue a Jesus.

23Jesus ia andando pela Galileia inteira, ensinando nas sinagogas, pregando a Boa Nova do Reino e curando toda doença e toda enfermidade entre o povo.  24Sua fama espalhou-se por toda a Síria. Traziam a ele os que sofriam de doenças e de enfermidades de várias espécies: possessos, epilépticos e paralíticos; e ele os curou. 25Seguiam-no grandes multidões vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e da Transjordânia.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital