Novo Testamento / São Mateus

O fim do mundo.

Capítulo 24

1Saindo do templo, Jesus ia-se afastando, quando os discípulos se aproximaram dele a fim de fazê-lo observar as construções do templo. 2Ele, porém, disse: “Estais vendo tudo isso? Na verdade vos digo: não ficará aqui pedra sobre pedra, tudo será destruído”. 3Estando ele sentado no monte das Oliveiras, os discípulos chegaram perto dele em particular, com esta pergunta: “Dize-nos, quando vai acontecer isso e qual é o sinal de tua vinda e do fim do mundo?” 4Jesus respondeu: “Cuidado para que ninguém vos engane. 5Vão aparecer muitos em meu nome, afirmando: ‘Eu sou o Cristo’, e vão enganar muita gente. 6Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras. Não fiqueis alarmados. Pois é preciso que tudo isso aconteça, mas ainda não será o fim. 7Uma nação se levantará contra outra e um reino contra outro. Haverá fome e terremotos em vários lugares. 8Tudo isso será apenas o começo dos sofrimentos. 9Então sereis entregues para serdes torturados e mortos. E sereis odiados por todas as nações por minha causa. 10Muitos vão cair, haverá traições e ódios recíprocos. 11Surgirão numerosos falsos profetas, que enganarão muita gente. 12E ante o progresso constante da iniquidade, o amor de muitos esfriará. 13Mas quem perseverar até o fim será salvo. 14Este Evangelho do Reino será anunciado em todo o mundo como um testemunho para todas as nações. Então virá o fim. 15Quando, portanto, virdes a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, instalada no lugar santo – que o leitor procure entender – 16então os que estiverem na Judeia fujam para os montes; 17quem estiver no terraço não desça para pegar alguma coisa em sua casa; 18e quem estiver no sítio não volte para buscar um agasalho. 19Ai daquelas que estiverem grávidas ou amamentando naqueles dias! 20Rezai para que vossa fuga não aconteça no inverno, nem no sábado. 21Porque a angústia será tão grande como nunca houve, desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá igual. 22Se Deus não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria. Mas por causa dos escolhidos, Deus abreviará aqueles dias”.

A vinda do Filho do homem.

23“Então, se alguém vos disser: ‘Aqui está o Cristo’, ou: ‘Ele está ali’, não acrediteis. 24Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas, que vão fazer grandes sinais e prodígios, a ponto de enganar, se fosse possível, até os escolhidos. 25Vede, eu vos preveni. 26Se, portanto, vos disserem: ‘Ele está no deserto’, não deveis ir lá. E se disserem: ‘Ele está no interior da casa’, não acrediteis. 27Pois, como o relâmpago que parte do Oriente e brilha até o Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. 28Onde estiver o animal morto, ali se reunirão os abutres. 29Logo após a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não brilhará mais, as estrelas vão cair do céu e os poderes dos céus serão abalados. 30Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as famílias da terra hão de chorar; e verão o Filho do homem vir sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. 31Ele enviará seus anjos com uma trombeta retumbante, para reunir seus escolhidos dos quatro pontos cardeais, de uma até a outra extremidade do céu. 32Da figueira podeis aprender esta comparação: quando seus ramos se tornam tenros e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está chegando. 33Assim também, quando virdes tudo isso, sabei que ele está perto, às portas. 34Na verdade vos digo: não passará esta geração sem que tudo isso aconteça. 35Passará o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão”.

A vigilância.

36“Mas, quando será aquele dia e aquela hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas só o Pai. 37A vinda do Filho do homem acontecerá como nos tempos de Noé: 38Nos dias antes do dilúvio, comiam e bebiam, homens e mulheres se casavam, até o dia em que Noé entrou na arca; 39e não perceberam nada até que veio o dilúvio e matou todo o mundo. A mesma coisa acontecerá na vinda do Filho do homem: 40Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado; 41duas mulheres estarão moendo: uma será levada e a outra será deixada. 42Por isso vigiai, pois não sabeis em que dia virá vosso Senhor! 43Considerai isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite viria o ladrão, ficaria acordado e não deixaria o ladrão arrombar sua casa. 44Portanto, ficai preparados também vós, porque, na hora que não pensais, o Filho do homem virá!”

O empregado fiel.

45“Quem é, pois, o empregado fiel e prudente que o senhor colocou à frente de seus criados, para lhes dar refeição na hora certa? 46Feliz desse empregado que o patrão, ao voltar, encontrar assim ocupado. 47Na verdade vos digo: ele lhe confiará todos os seus bens. 48Mas se aquele mau empregado disser em seu coração: ‘Meu patrão está demorando’ 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50o patrão desse empregado virá num dia que ele não espera, e numa hora que ele não sabe, 51e o castigará duramente, dando-lhe o destino dos hipócritas. Lá haverá de chorar, rangendo os dentes”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital