Novo Testamento / São Mateus

Quem é o maior?

Capítulo 18

1Naquele momento, os discípulos vieram a Jesus com esta pergunta: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Na verdade vos digo: se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Portanto, aquele que se fizer pequeno como esta criança é o maior no Reino dos Céus. 5E quem receber em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 6Mas, se alguém for motivo de pecado para um desses pequenos que creem em mim, melhor seria para ele que lhe pendurassem uma pedra de moinho ao pescoço e o jogassem no fundo do mar”.

O escândalo.

7“Infeliz do mundo porque existem escândalos! É inevitável que aconteçam escândalos, mas infeliz daquele pelo qual vem o escândalo! 8Por isso, se tua mão ou teu pé te levam a pecar, corta-os e joga-os para longe; é melhor para ti entrar na Vida mutilado ou manco do que, com as duas mãos e os dois pés, ser jogado no fogo eterno. 9E se teu olho te faz cometer pecado, arranca-o e joga-o para longe. Pois é melhor para ti entrar na Vida com um só olho do que, com dois olhos, ser jogado na geena de fogo. 10Cuidado para não desprezardes nenhum desses pequenos, porque – eu vos afirmo – 11seus anjos no céu estão continuamente na presença de meu Pai que está nos céus”.

A ovelha perdida.

12“Em vossa opinião, se um homem possui cem ovelhas, e uma delas se extravia, não iria deixar as noventa e nove na montanha, para ir procurar a que se extraviou? 13E se consegue encontrá-la, na verdade vos digo, sente mais alegria por ela do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. 14Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus que um só destes pequenos se perca”.

O perdão ao irmão.

15“Se teu irmão pecar, vai à procura dele e repreende-o em particular. Se ele te atender, recuperaste teu irmão. 16Mas se não te atender, toma contigo uma ou duas pessoas, para que toda questão seja resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não quiser atendê-las, diga à comunidade. E, se não quiser atender nem mesmo à comunidade, considera-o como um pagão e um publicano. 18Na verdade vos digo: tudo o que ligardes na terra será ligado no céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

A oração em grupo.

19“Também vos digo: se dois dentre vós, na terra, pedirem juntos qualquer coisa que seja, esta lhes será concedida por meu Pai que está nos céus. 20Porque, onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles”.

Perdoar sempre.

21Então Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão se ele pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu-lhe: “Não apenas sete vezes, mas até setenta vezes sete”.

O empregado cruel.

23“Por isso o Reino dos Céus pode ser comparado a um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Ao começar o acerto de contas, trouxeram-lhe um que devia dez mil talentos. 25Como não tivesse com que pagar, seu senhor mandou que o vendessem com sua mulher, seus filhos e todos os seus bens, para assim liquidar a dívida. 26O empregado então caiu a seus pés, suplicando: ‘Senhor, dá-me um prazo e te pagarei tudo’. 27O senhor teve pena dele, deixou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida. 28Mas, quando saiu dali, esse empregado encontrou um de seus companheiros, que lhe devia cem denários. Agarrou-o pelo pescoço e, sufocando-o, disse-lhe: ‘Paga o que deves!’ 29Seu companheiro caiu a seus pés, suplicando: ‘Dá-me um prazo e te pagarei!’ 30Mas ele não quis: mandou encerrá-lo na cadeia, até que sua dívida fosse paga. 31Seus companheiros, ao saberem do fato, ficaram revoltados e foram contar ao senhor o acontecido. 32Então, aquele senhor o chamou e lhe disse: ‘Servo mau, eu te perdoei toda aquela dívida, porque me pediste. 33Não devias tu também ter pena de teu companheiro, como eu tive de ti?’ 34E o senhor, indignado, mandou prendê-lo e castigá-lo, até que pagasse tudo o que devia. 35Do mesmo modo, meu Pai do céu agirá convosco, se cada um de vós não perdoar de todo o coração a seu irmão”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital