Novo Testamento / São Mateus

A parábola do semeador.

Capítulo 13

1No mesmo dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira do lago. 2Uma grande multidão reuniu-se ao redor dele. Subiu então a uma barca e sentou-se; e toda a multidão estava em pé na praia. 3Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. 4E, ao lançar as sementes, uma parte caiu à beira do caminho; os pássaros vieram e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra era pouco profunda. 6Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e secou, porque não tinha raiz. 7Outras sementes caíram entre os espinhos; os espinhos cresceram e as sufocaram. 8Finalmente, outras caíram em terra boa e produziram fruto: aqui cem, ali sessenta e lá trinta vezes mais. 9Ouça quem for capaz!” 10Então aproximaram-se dele os discípulos e perguntaram: “Por que lhes falas em parábolas?” 11Jesus respondeu: “A vós, Deus manifestou os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. 12Assim, a quem tem, será dado e terá fartura; mas a quem não tem, será tirado até aquilo que tem. 13É por isso que lhes falo em parábolas: porque olham sem ver e escutam sem ouvir nem compreender. 14E assim se cumpre neles a profecia de Isaías:
‘Ouvireis, mas não entendereis; olhareis, mas não vereis.
15Porque o coração deste povo se tornou insensível: taparam os ouvidos, fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração e se convertam, e assim eu os cure’. 16Felizes, porém, são vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem! 
17Na verdade vos digo: muitos profetas e justos queriam ver o que vós estais vendo, mas não viram; queriam ouvir o que estais ouvindo, mas não ouviram”.

Explicação da parábola.

18“Escutai, então, a parábola do semeador. 19Quando alguém ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e rouba o que foi semeado em seu coração: este é o grão semeado à beira do caminho. 20O grão que caiu em terreno pedregoso é aquele que, ouvindo a Palavra, logo a acolhe com alegria. 21Mas não tem raiz em si e é inconstante: se acontece uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo tropeça. 22O que foi semeado entre os espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações mundanas e a ilusão das riquezas sufocam a Palavra, impedindo-a de produzir fruto. 23O grão semeado em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende; este produz fruto: ora cem, ora sessenta, ora trinta por um”.

O joio e o trigo.

24Propôs-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente em seu terreno. 25Na hora em que todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e deu espigas, apareceu também o joio. 27Então os empregados procuraram o patrão e disseram: “Senhor, não semeaste boa semente em teu terreno? Donde vem, então, o joio?” 28Respondeu-lhes: “Foi algum inimigo que fez isto!” E os empregados perguntaram: “Queres que arranquemos o joio?”29O patrão respondeu: “Não! Para que não suceda que, ao colher o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai que os dois cresçam juntos até a colheita; e no momento da colheita direi aos ceifadores: ‘Arrancai primeiro o joio e ajuntai-o em feixes para ser jogado ao fogo; e recolhei depois o trigo a meu celeiro’”.

A semente de mostarda.

31Jesus contou-lhes mais uma parábola: “O Reino dos Céus é como a semente de mostarda que alguém toma e semeia em seu terreno. 32É a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se a maior de todas as verduras e chega a ser uma verdadeira árvore, em cujos ramos as aves do céu vêm fazer ninhos”.

O fermento na massa.

33Jesus contou-lhes ainda esta parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo fique fermentado”.34Tudo isso Jesus falou às multidões por meio de parábolas, e nada lhes dizia sem usar parábolas, 35para que se cumprisse o que fora predito pelo profeta: ‘Ao dirigir-me a eles, usarei parábolas e publicarei o que estava oculto desde a criação do mundo’”.

Explicação da parábola do joio.

36Então Jesus deixou a multidão e foi para casa. Os discípulos aproximaram-se, pedindo-lhe: “Explica-nos a parábola do joio no terreno”. 37Respondendo-lhes, disse: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem. 38O terreno é o mundo; a boa semente são os que acolhem o Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O Inimigo, que semeou o joio, é o próprio diabo; a colheita é o fim do mundo; os ceifadores são os anjos. 40Como se recolhe o joio, para ser queimado no fogo, assim será no fim do mundo: 41O Filho do homem vai enviar seus anjos para retirarem de seu Reino todos os escândalos e os que praticam o mal; 42vão lançá-los na fornalha ardente, onde haverão de chorar, rangendo os dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Ouça quem for capaz!”

O tesouro escondido.

44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num terreno. A pessoa que o encontra esconde-o de novo. Fica tão alegre que vai, vende tudo o que possui para poder comprar o terreno”.

A pérola encontrada.

45“O Reino dos Céus é também como o negociante que anda à procura de pérolas preciosas. 46Ao encontrar uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.

A rede.

47“O Reino dos Céus é também como uma rede lançada ao mar, que recolhe todo tipo de coisa. 48Quando fica cheia, os pescadores arrastam-na para a praia, sentam-se, juntam os peixes bons nas cestas e jogam fora os maus. 49Assim será no fim do mundo: virão os anjos para separar os maus do meio dos justos 50e lançá-los na fornalha ardente, onde vão chorar, rangendo os dentes”. 51“Compreendestes tudo isso?” “Sim”, responderam. 52Então ele disse: “Por isso, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como o proprietário que retira de seu tesouro coisas novas e velhas”.

Nazaré incrédula.

53Quando Jesus acabou de contar essas parábolas, saiu de lá. 54Chegado a sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que ficavam admirados, perguntando: “Como conseguiu ele esta sabedoria e esta força para fazer milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não é aquela, chamada Maria? Não são seus irmãos: Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs, não moram todas aqui em nosso meio? Como conseguiu tudo isso?” 57E não acreditaram nele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só é desprezado em sua terra e em sua família”. 58E lá não fez muitos milagres, porque não tinham fé.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital