Novo Testamento / São Mateus

Jesus, senhor do sábado.

Capítulo 12

1Por esse tempo, Jesus estava atravessando plantações de trigo num dia de sábado, quando seus discípulos, sentindo fome, começaram a apanhar espigas e a comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram: “Olha, teus discípulos estão fazendo o que é proibido fazer no sábado!”3Mas ele respondeu-lhes: “Não lestes o que Davi fez, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Entraram na casa de Deus e comeram os pães da apresentação, que nem ele podia comer e nem os que estavam com ele, mas só os sacerdotes. 5Ou não lestes na Lei que no sábado os sacerdotes transgridem a lei do sábado no templo, sem cometerem falta?6Pois eu vos digo: aqui está alguém que é maior que o templo. 7Mas se soubésseis o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’, não condenaríeis inocentes. 8Pois o Filho do homem é senhor do sábado”. 9Partindo dali, entrou na sinagoga deles. 10Estava lá um homem que tinha uma mão atrofiada. “É permitido curar no sábado?”, perguntaram a Jesus para poderem acusá-lo. 11Ele respondeu: “Quem dentre vós, se tiver uma só ovelha e ela cair numa cova em dia de sábado, não irá procurá-la e retirá-la? 12Ora, quanto mais vale uma pessoa do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado”. 13Depois disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu, e ela ficou sã como a outra. 14Saindo dali, os fariseus tramaram contra ele para o matar.

Jesus, Servo de Javé.

15Sabendo disso, Jesus retirou-se de lá; muitos o seguiram, e ele curou a todos,16proibindo-lhes severamente que o tornassem conhecido, 17a fim de se cumprir o que fora predito pelo profeta Isaías: 18“Eis meu Servo, que escolhi, meu Amado, no qual minha alma se compraz. Porei nele meu Espírito, e ele anunciará a justiça às nações. 19Não discutirá, nem gritará, nem se ouvirá sua voz pelas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. 21E em seu nome as nações colocarão sua esperança”.

A cura do possesso.

22Foi-lhe então apresentado um possesso cego e mudo; Jesus o curou, e ele começou a falar e a enxergar. 23Toda a multidão ficou admirada e dizia: “Não será este o Filho de Davi?”24Os fariseus, porém, ouvindo isso, replicaram: “É pelo poder de Belzebu, chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 25Mas Jesus, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo acaba se destruindo; e toda cidade ou família dividida em grupos inimigos não poderá durar. 26Ora, se Satanás está expulsando Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, poderá ficar de pé seu reino? 27Se eu expulso os demônios pelo poder de Belzebu, pelo poder de quem vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 28Mas, se eu estou expulsando os demônios pelo poder do Espírito de Deus, é porque chegou para vós o Reino de Deus. 29Ou, como pode alguém entrar na casa de um homem valente para roubar o que ele tem, sem antes dominá-lo? Só assim poderá saquear sua casa. 30Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo está, de fato, espalhando”.

O pecado contra o Espírito Santo.

31“Por isso vos digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não terá perdão. 32Quem falar contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não terá perdão, nem neste mundo e nem no outro”.

O homem e suas obras.

33“Suponhamos uma árvore boa: seu fruto será bom; suponhamos uma árvore má: seu fruto será mau. Pois é pelo fruto que se reconhece a árvore. 34Raça de víboras! Como é que poderíeis dizer coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio. 35Um homem bom, de seu bom tesouro tira o bem; mas o homem mau, de seu mau tesouro tira o mal. 36Ora, eu vos digo que no dia do juízo todos terão de prestar contas de cada palavra inútil que tiverem falado. 37Pois conforme tuas palavras é que serás declarado justo; e conforme tuas palavras é que serás condenado”.

O sinal de Jonas.

38Nisso, alguns escribas e fariseus tomaram a palavra, dizendo: “Mestre, queremos ver um sinal feito por ti”. 39Jesus, porém, respondeu-lhes: “Geração má e adúltera! Está pedindo um sinal, mas não lhe será dado outro sinal senão o do profeta Jonas. 40Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem passará três dias e três noites no seio da terra. 41No juízo, os habitantes de Nínive vão levantar-se com esta geração e vão condená-la, porque eles fizeram penitência ao ouvirem a pregação de Jonas. E aqui está alguém maior que Jonas! 42No juízo, a rainha do sul vai levantar-se contra esta geração e vai condená-la, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está alguém maior que Salomão!”

A ofensiva do mal.

43“Quando um espírito impuro sai de uma pessoa, vai andando pelos desertos procurando onde descansar. Não encontrando, 44diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Ao chegar, encontra-a vazia, limpa e enfeitada. 45Vai então buscar outros sete espíritos piores do que ele, os quais, entrando, moram ali. E a situação final daquela pessoa fica pior que antes. É isso que vai acontecer com esta geração má”.

Os parentes de Jesus.

46Jesus ainda estava falando à multidão, quando sua mãe e seus irmãos, que ficaram de fora, procuravam falar-lhe. 47Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Respondeu Jesus a quem lhe trouxe a notícia: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, apontando para os discípulos, acrescentou: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital