Novo Testamento / São Mateus

Capítulo 11

1Quando Jesus acabou de dar essas instruções a seus doze discípulos, partiu dali e foi ensinar e pregar nas cidades deles.

A pergunta de João Batista.

2João Batista, que estava na prisão, ficou sabendo das obras que Cristo fazia e mandou dois discípulos perguntar-lhe: 3“És tu aquele que deve vir, ou temos de esperar outro?” 4Jesus respondeu-lhes: “Ide e contai a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos veem, os paralíticos andam, os leprosos ficam curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres. 6E feliz aquele para o qual não sou motivo de queda!”

O Precursor.

7Quando os dois se retiraram, Jesus começou a falar ao povo a respeito de João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço que o vento balança? 8Que fostes ver então? Um homem vestido com elegância? Ora, os que se vestem com elegância estão na corte dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais que um profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eu envio meu mensageiro a tua frente, para preparar diante de ti teu caminho’. 11Na verdade vos digo: entre os nascidos de mulher não apareceu ninguém maior que João Batista; no entanto, o menor do Reino dos Céus é maior que ele. 12Desde o tempo de João Batista até agora o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam. 13Pois todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E, se quereis acreditar em mim, ele é o Elias que devia voltar. 15Ouça quem for capaz!”

Geração incrédula.

16“Com quem posso comparar esta geração? É como a criançada sentada na praça, que grita uns aos outros: 17Tocamos flauta para vós e não dançastes; cantamos lamentos e não chorastes’. 18Pois veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele é um possesso!’19Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ Mas a Sabedoria é justificada por suas obras”.

As cidades impenitentes.

20Então Jesus começou a repreender as cidades nas quais realizara a maior parte de seus milagres, porque elas não se converteram: 21“Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Pois se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os milagres que aconteceram aí no meio de vós, há muito tempo teriam feito penitência com cinza e cilício. 22Por isso vos digo: no dia do juízo, Deus será menos severo com Tiro e Sidônia do que convosco. 23E tu, Cafarnaum, pensas que te erguerás até o céu? Serás precipitada no inferno. Porque se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que aconteceram aí no meio de ti, ela existiria até hoje. 24Por isso vos digo: no dia do juízo, Deus será menos severo com a terra de Sodoma do que contigo”.

O Pai se revela aos simples.

25Por aquele tempo, Jesus exclamou: “Eu vos bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque estas coisas que escondestes aos sábios e aos entendidos, vós as revelastes à gente simples. 26Sim, Pai, eu vos bendigo, porque foi de vosso agrado fazer isto. 27O Pai me entregou todas as coisas, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. 28Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos darei descanso! 29Tomai sobre vós meu jugo e aprendei comigo, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas, 30porque meu jugo é suave e meu peso, leve”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital