Novo Testamento / São Lucas

Prólogo.

Capítulo 1

1Muitos já se lançaram à tarefa de compor a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, 2de acordo com o que nos transmitiram aqueles que, desde o início, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra. 3Assim, excelentíssimo Teófilo, depois de me haver informado cuidadosamente de tudo desde o princípio, resolvi escrever para ti uma exposição ordenada dos fatos, 4para conheceres melhor a solidez da doutrina que recebeste.

Anúncio do nascimento de João Batista.

5No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, pertencente à classe de Abias; sua mulher era uma descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e seguiam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. 8Ora, quando Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais diante de Deus, ao chegar a vez de sua classe, 9ele foi sorteado segundo o costume dos sacerdotes, para entrar no santuário do Senhor e lá oferecer o incenso. 10Toda a multidão do povo estava em oração, lá fora, no momento de se oferecer o incenso. 11Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou assustado e cheio de medo. 13Mas o anjo lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque tua oração foi atendida: Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, a quem darás o nome de João. 14Ficarás feliz e radiante, e muitos se alegrarão quando ele nascer. 15Porque ele será grande diante do Senhor; não tomará vinho nem qualquer bebida forte; desde o seio de sua mãe será cheio do Espírito Santo 16e reconduzirá muitos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17Caminhará diante dele com o espírito e o poder de Elias, para reconduzir o coração dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo bem disposto”. 18Zacarias disse ao anjo: “Como terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19Respondeu-lhe o anjo: “Eu sou Gabriel. Estou sempre diante de Deus, e fui enviado para te falar e anunciar esta boa nova. 20Ficarás mudo e sem poder falar até o dia em que se realizarem estas coisas, já que não acreditaste em minhas palavras, que hão de cumprir-se a seu tempo”. 21Entretanto, o povo esperava Zacarias, estranhando sua demora no santuário. 22Mas quando saiu, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera uma visão no santuário. Quanto a ele, fazia-lhes sinais, continuando mudo. 23Completados os dias de seu ministério, ele voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel concebeu e ficou escondida por cinco meses. 25“Assim – dizia ela – agiu o Senhor em meu favor, no tempo em que se dignou acabar com a humilhação que eu sofria entre o povo”.

Anúncio do nascimento de Jesus.

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, noiva de um homem, de nome José, da casa de Davi; a virgem chamava-se Maria. 28Entrando onde ela estava, disse-lhe o anjo: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo”. 29Ao ouvir tais palavras, Maria ficou confusa e começou a pensar o que significaria aquela saudação. 30Disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque Deus se mostra bondoso para contigo. 31Conceberás em teu seio e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. 32Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33e ele reinará para sempre na casa de Jacó. E seu reino não terá fim”. 34Maria, porém, perguntou ao anjo: “Como será isto, se eu não vivo com um homem?” 35Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. 36Isabel, tua parenta, também ela concebeu um filho em sua velhice e está no sexto mês aquela que era chamada estéril, 37porque nada é impossível para Deus”.38Disse então Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra”. E o anjo retirou-se de sua presença.

Maria visita Isabel.

39Naqueles dias, Maria partiu em viagem, indo às pressas para a região montanhosa, para uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Logo que Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou em seu seio, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo 42e exclamou em alta voz: “Tu és bendita entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! 43Como me é dado que venha a mim a mãe de meu Senhor? 44Pois assim que chegou a meus ouvidos a voz de tua saudação, o menino saltou de alegria em meu seio. 45Bem-aventurada aquela que acreditou que se cumpriria o que lhe foi dito da parte do Senhor!”

O Magnificat.

46Disse então Maria:
“Minha alma engrandece o Senhor
47e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque Ele olhou para sua humilde serva;
pois daqui em diante todas as gerações proclamarão que sou feliz!
49Porque o Todo-Poderoso fez por mim grandes coisas
e santo é seu nome.
50De geração em geração se estende sua misericórdia
sobre aqueles que o temem.
51Demonstrou o poder de seu braço
e dispersou os que pensam com soberba.
52Derrubou os poderosos de seus tronos
e elevou os humildes.
53Enriqueceu de bens os famintos
e despediu os ricos de mãos vazias.
54Socorreu seu servo Israel,
lembrando-se de sua misericórdia,
55como havia prometido a nossos pais,
a Abraão e a seus filhos para sempre”.
56Maria ficou com Isabel uns três meses e depois voltou para casa.

Nascimento de João Batista.

57Quanto a Isabel, chegou seu tempo de dar à luz e ela teve um filho. 58Seus vizinhos e parentes ficaram sabendo que o Senhor lhe concedera esta grande graça e foram participar de sua alegria. 59Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam chamá-lo Zacarias, que era o nome do pai; 60mas sua mãe respondeu: “Não, ele se chamará João!”61Disseram-lhe: “Mas não há ninguém em tua família com este nome!” 62E por meio de gestos perguntaram ao pai como queria que o chamassem. 63Ele pediu uma tabuinha e escreveu: “João é seu nome”. E todos ficaram admirados. 64Na mesma hora sua boca se abriu, a língua se soltou e ele se pôs a falar, bendizendo a Deus. 65Todos os seus vizinhos ficaram cheios de temor, e por toda a montanha da Judeia se contavam todos esses fatos. 66Todos os que ouviam isso, guardavam tudo no coração, perguntando: “Que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

O Benedictus.

67Então seu pai Zacarias, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar, dizendo: 68“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel,
porque visitou e libertou seu povo,
69e fez surgir para nós um Salvador poderoso
na casa de Davi, seu servo,
70conforme tinha anunciado pela boca de seus santos,
os antigos profetas,
71para nos salvar de nossos inimigos
e de todos os que nos odeiam.
72Mostra assim misericórdia a nossos pais
e lembra-se de sua santa aliança,
73do juramento que fez a Abraão, nosso pai, 74de nos conceder que, sem temor
e livres de nossos inimigos,
75o sirvamos em santidade e justiça,
diante dele, por toda a nossa vida.
76E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo,
porque irás à frente do Senhor
para preparar seus caminhos,
77para revelar a seu povo a salvação,
pela remissão dos pecados;
78graças à terna misericórdia de nosso Deus,
com a qual nos visitará, como sol que vem do alto,
79para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte,
a fim de guiar nossos passos no caminho da paz”.
80Entretanto o menino crescia, e se fortalecia seu espírito. E morou no deserto até o dia em que devia manifestar-se a Israel.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital