Novo Testamento / São Judas

Saudação.

Capítulo 1

1Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus e preservados para Jesus Cristo. 2A vós, misericórdia, paz e caridade em abundância.

A luta contra os falsos mestres.

3Caríssimos, eu tinha um grande desejo de vos escrever a respeito de nossa salvação comum, e fui obrigado a fazê-lo, a fim de exortar-vos a combater pela fé transmitida ao povo santo uma vez por todas. 4Pois infiltraram-se no meio de vós certas pessoas que desde muito tempo foram marcadas de antemão por esta sentença: esses ímpios transformaram em luxúria a graça de nosso Deus e negam nosso único Mestre e Senhor Jesus Cristo. 5A vós que conheceis tudo isso, quero recordar-vos que o Senhor, após ter salvo todo o povo da terra do Egito, fez morrer depois os que não acreditaram. 6Quanto aos anjos que não conservaram sua dignidade, mas abandonaram sua morada, ele os conservou presos em cadeias eternas, nas trevas, para o juízo do grande dia. 7Assim Sodoma, Gomorra e as cidades vizinhas que se prostituíram do mesmo modo e se entregaram a vícios contrários à natureza são propostas como exemplo, sofrendo a pena de um fogo eterno.

Pecados dos falsos mestres.

8Ora, esses igualmente, em seu delírio, mancham a carne, desprezam a Majestade e insultam os seres gloriosos. 9Quando o arcanjo Miguel disputava com o diabo e discutia a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar contra ele uma sentença injuriosa, mas disse: “Que o Senhor te condene!” 10Eles, porém, blasfemam o que ignoram; e o que conhecem por natureza, como os animais irracionais, só serve para perdê-los. 11Infelizes deles! Porque é o caminho de Caim que seguiram, é no erro de Balaão que se lançaram pela sede de lucro, é pela revolta de Coré que pereceram. 12São eles que mancham vossos ágapes, pondo-se juntos à mesa sem respeito, apascentam-se a si mesmos: nuvens sem água, carregadas pelo vento, árvores de fim de estação, sem fruto, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz, 13ondas bravias do mar, espumando sua própria vergonha, astros errantes aos quais estão reservadas as trevas espessas para sempre. 14É também para eles que profetizou nestes termos Henoc, o sétimo patriarca depois de Adão: “O Senhor veio com seus milhares de santos, 15a fim de exercer o juízo contra todos e pedir contas a todos os ímpios de todas as obras de impiedade que cometeram e de todas as palavras duras que os pecadores ímpios proferiram contra ele”. 16São eles que reclamam, que se queixam, procedem segundo suas paixões; sua boca profere palavras arrogantes, adulam os outros por interesse.

Exortação aos fiéis.

17Quanto a vós, caríssimos, recordai-vos do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. 18Eles vos diziam: “No fim do mundo haverá impostores que se comportarão segundo suas paixões malvadas”. 19Tais são os que criam divisões, vivem como animais, não tendo o Espírito. 20Mas vós, caríssimos, construí vosso edifício espiritual sobre vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo; 21conservai-vos no amor de Deus, pondo vossa esperança na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. 22Procurai convencer os que vacilam, 23salvai os outros, arrancando-os do fogo, e tende compaixão dos demais com temor, detestando até a túnica contaminada pela carne deles.

Louvor a Deus.

24Àquele que pode conservar-vos sem pecado e apresentar-vos diante de sua glória imaculados e cheios de alegria, 25ao único Deus, nosso Salvador, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, glória, majestade, força e poder antes de todos os séculos, agora e por todos os séculos! Amém.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital